Pratos variados, de sanduíches a bolos, cabem na dieta, considerando carboidratos integrais, gorduras boas e valor nutricional.
Para quem busca uma alimentação saudável e equilibrada, fazer lanches ao longo do dia é fundamental. Além de manter o metabolismo em ordem, essa prática também ajuda a controlar o apetite até a próxima refeição, evitando a compulsão por alimentos não saudáveis.
De acordo com a nutricionista Roseli Rossi, os lanches são essenciais para quem quer perder peso de forma saudável. Além disso, eles também podem ser uma ótima opção para quem precisa de um reforço energético ao longo do dia. “Os petiscos e lanchinhos saudáveis podem ser uma excelente escolha para manter o metabolismo equilibrado e evitar a fome excessiva até a próxima refeição”, afirma a especialista. Uma boa opção é escolher lanches ricos em nutrientes e fibras.
Lanches Saudáveis: O Que Comer para Manter a Saúde em Dia
Para manter-se bem nutrido, é fundamental que os lanches não sejam ricos em calorias, sódio e gordura saturada ou trans, e que contenham nutrientes essenciais para manter a saúde em dia. O ideal é compor essas refeições com um carboidrato integral, uma proteína e gorduras boas. Esses alimentos têm bom valor nutricional e evitam os picos glicêmicos, que podem atrapalhar o emagrecimento.
Aqui estão algumas opções de lanches saudáveis e com poucas calorias que você pode incluir na sua dieta:
1. Cenouras baby com molho de iogurte desnatado: As cenouras são ricas em carotenoides e antioxidantes, que auxiliam na saúde da pele, combatem o envelhecimento e a formação de radicais livres. Oito cenouras baby têm 20 calorias e 100 gramas do molho aproximadamente 60.
2. Sanduíche de pão sírio integral com ricota: Esse lanche é rico em fibras, carboidratos e proteínas. Além de dar energia, os carboidratos integrais têm baixo índice glicêmico, e por isso, dão mais saciedade.
Opções de Lanches Saudáveis e Deliciosos
3. Maçã assada com canela: A maçã é uma das frutas mais ricas em fitoquímicos benéficos à saúde, como a quercetina, um antioxidante que ajuda na prevenção do câncer, melhora a circulação, diminui o colesterol e o nível glicêmico. Além disso, sua casca é fonte de pectina, uma fibra que ajuda a regular o intestino e oferece mais saciedade.
4. Iogurte desnatado com mel: Além de ser rico em cálcio e excelente para a saúde dos ossos, o iogurte é um excelente probiótico, ou seja, ele ajuda na formação e manutenção da flora intestinal. O mel, por sua vez, dá energia e fortalece o sistema imunológico.
5. Amêndoas: As amêndoas têm fibras que ajudam o trânsito intestinal e dão saciedade. Além disso, essas sementes são ricas em gorduras insaturadas, que ajudam a proteger o coração, além de ser fonte de cálcio, que mantém a saúde óssea e auxilia nas contrações musculares.
Esses lanches são ótimas opções para quem busca manter a saúde em dia e evitar os picos glicêmicos. Além disso, eles são deliciosos e podem ser incluídos na dieta de forma fácil e prática.
Fonte: @ Minha Vida