Em comparação, a proporção de estabelecimentos religiosos aumenta para 18,2 a cada unidade de saúde.
Em meio a desafios sociais, as comunidades de baixa renda têm uma forte presença de igrejas, sobrevivendo em contextos de vulnerabilidade, como as favelas, onde se encontra maior densidade de templos. Dados do Censo 2022 mostram que, nas favelas brasileiras, há 6,5 estabelecimentos religiosos para cada escola, e 18,2 unidades de saúde.
Esses dados reforçam a importância da religião na vida das pessoas, que, em alguns casos, valorizam a religião com mais força que a escola e a saúde, como, por exemplo, a assistência básica de saúde. Além de serem um local de apoio para os moradores, as igrejas muitas vezes se tornam uma fonte de apoio social, servindo como um espaço de lazer, e, em alguns casos, até mesmo de educacional. O Censo 2022 é uma ferramenta importante para entender o cenário das comunidades de baixa renda.
Atlas da Favela: uma visão geral das favelas brasileiras
Com mais de 16 milhões de brasileiros vivendo nas favelas do país, o IBGE produziu um levantamento que reforça a importância desses estabelecimentos. De acordo com o Atlas da Favela, divulgado recentemente, foram contabilizadas 50.934 unidades religiosas, 7.896 estabelecimentos de ensino e 2.792 unidades de saúde nas favelas nas favelas. É fato que a maioria desses estabelecimentos é composta por outras finalidades, como oficinas, bancos, farmácias, lojas e comércio em geral, com 64,3% do total.
Os números de favelas
O número de favelas é impressionante. Além disso, também é relevante o percentual de unidades religiosas em relação ao total de estabelecimentos. Segundo o IBGE, a concentração urbana do Rio de Janeiro foi a que apresentou o maior quantitativo absoluto de unidades religiosas em favelas e comunidades, com 5.416 unidades. Importante observar que os religiosos representam 86,1% do total de estabelecimentos. A cidade de São Paulo, por sua vez, tem um percentual ainda maior, com unidades religiosas representando 88,8% do total. Por outro lado, Salvador é uma cidade que destoa da média, com estabelecimentos religiosos representando 71,1% do total de estabelecimentos religiosos, de ensino e de saúde.
Fonte: @ Terra