Ações estadualis brasileiras negociadas em NYSE (ADRs) cairam no pós- mercado americano após a saída de Jean Paul Prates da presidência: recebidos de ações negociadas, EUA, investidor indireto, trimestral, lucro líquido atribuído.
Os recibos de ações negociados nos EUA (ADRs, da Petrobras) sofreram uma queda brusca no mercado americano após a divulgação da saída de Jean Paul Prates da presidência da empresa. Os papéis da estatal chegaram a registrar uma queda de 8% logo após a confirmação da notícia pela própria companhia.
A notícia da demissão de Jean Paul Prates da presidência da Petrobras impactou diretamente os recibos americanos depositários da empresa, que tiveram uma forte desvalorização no pós-mercado dos EUA. Os investidores reagiram rapidamente à informação, resultando em uma queda significativa nos papéis de ações da estatal, demonstrando a sensibilidade do mercado a eventos corporativos importantes.
ADRs, da Petrobras;
Para aqueles que não estão familiarizados, os American Depositary Receipts (ADRs) são recibos que representam ações estrangeiras negociadas nas bolsas dos Estados Unidos. Da mesma forma que os Brazilian Depositary Receipts (BDRs) oferecem aos investidores uma maneira indireta de investir em ações americanas através da bolsa brasileira, os ADRs são uma opção para investir em ações locais nas bolsas de Nova York. Além da notícia da saída de Prates da liderança da estatal (o que pode gerar preocupações no mercado devido ao receio de interferência política na administração da empresa), há outros fatores que podem impactar os papéis e o desempenho da companhia. O resultado trimestral divulgado ao final do pregão da última segunda-feira (13) foi recebido com desapontamento pelos investidores. Os números apresentados pela empresa ficaram aquém das expectativas dos analistas de mercado e dos resultados de trimestres anteriores. Para ilustrar, o lucro líquido atribuído aos acionistas da empresa foi de R$ 23,7 bilhões, registrando uma queda de 23,7% em comparação com o quarto trimestre de 2023 e uma diminuição de 37,9% em relação ao mesmo período do ano anterior. Esta situação pode influenciar os recibos de ações negociados nos EUA e os investidores devem estar atentos às movimentações dos American Depositary Receipts (ADRs) da Petrobras. A Bolsa de Nova York pode ser impactada pelos resultados trimestrais da empresa, refletindo no lucro líquido atribuído aos acionistas e nas expectativas do mercado. Os investidores que optam por investir indiretamente em ações americanas por meio de recibos depositários americanos devem considerar essas informações ao avaliar suas estratégias de investimento. A forma alternativa de investir em ações locais por meio dos ADRs pode ser uma opção interessante para os investidores que buscam diversificação em seus portfólios. O resultado trimestral divulgado pela Petrobras pode gerar impactos no mercado financeiro e nas decisões de investimento dos acionistas. É importante acompanhar de perto as movimentações dos ADRs da Petrobras e as notícias relacionadas à empresa para tomar decisões informadas.
Fonte: @ Valor Invest Globo