Ano de 2023: 618 pessoas mortas em 3mil acidentes no Anuário do Renaest de Alagoas. órgãos de Estado: Detran-AL, Secretarias, Superintendências Municipais. Regiões: Metropolitana de Maceió, 101 Sul, Norte. Av. Durval, Fernandes Lima, Menino Marcelo (AV. Amarelo). Campanha de conscientização sobre tráfego seguro.
O Detran de Alagoas divulgou que 618 indivíduos perderam a vida em mais de três mil acidentes de trânsito em 2023, no estado de Alagoas.
Além disso, os sinistros de trânsito continuam sendo uma preocupação crescente para as autoridades locais, exigindo ações imediatas para garantir a segurança nas estradas.
Novo Relatório do Anuário do Renaest sobre Acidentes de Trânsito em Alagoas
Uma nova análise do Anuário do Registro Nacional de Estatísticas de Sinistros de Trânsito (Renaest) revela dados alarmantes sobre os acidentes de trânsito em Alagoas. O relatório, divulgado durante a campanha de conscientização do ‘Maio Amarelo’, destaca que em 2023 ocorreram 3.572 acidentes no estado, envolvendo mais de seis mil veículos nos sinistros. Um total de 7.661 pessoas foram vitimadas de alguma forma.
De acordo com as informações, 618 indivíduos perderam a vida em decorrência de acidentes no ano passado, representando uma redução de 3,7% em comparação a 2022. As colisões entre veículos motorizados foram os tipos mais frequentes, com a colisão traseira liderando como o principal tipo de sinistro registrado, seguida pela colisão transversal e lateral. Além disso, choques com objetos estáticos e atropelamentos de pedestres também foram destacados.
O relatório ressalta a importância da atenção e do cumprimento das leis de trânsito para prevenir tais ocorrências. O Anuário do Renaest fornece uma base de dados atualizados e confiáveis sobre os sinistros de trânsito, compilando informações de órgãos das Secretarias de Estado da Segurança Pública (SSP) e da Saúde (Sesau), bem como de Superintendências Municipais de Trânsito de municípios alagoanos.
Em relação ao ano anterior, houve um aumento no número de sinistros, porém, uma redução de aproximadamente 4% no total de óbitos. Os municípios mais afetados pelos acidentes em 2023 foram Maceió, Arapiraca, Marechal Deodoro, Penedo, Rio Largo, Maragogi, São Luís do Quitunde, Barra de São Miguel e São Sebastião. As principais rodovias com registros de acidentes estão localizadas na Região Metropolitana de Maceió, nas AL 101 Sul e Norte, na AL-105, e nas avenidas Durval de Góes Monteiro, Fernandes Lima e Menino Marcelo.
Segundo Marco Fireman, diretor-presidente do Detran Alagoas, o anuário fornece transparência aos dados e análises do órgão estadual, essenciais para a tomada de decisões que visam reduzir sinistros e óbitos no trânsito. É fundamental analisar os dados e corrigir os problemas que resultam em perdas de vidas, reforçando a educação para o trânsito e aprimorando as sinalizações viárias.
O relatório completo está disponível no site Indicadores do Detran Alagoas para consulta. A conscientização e a ação são fundamentais para tornar as vias mais seguras e evitar tragédias causadas por acidentes de trânsito.
Fonte: © TNH1