Por Felipe Macedo, co-CEO e Fundador da Corebiz: Em um mundo conectado, anúncios digitais são investimentos indispensáveis, com vantagens em segmentação precisa e estratégias altamente mensuráveis.
*Por Felipe Macedo, co-CEO e Fundador da Corebiz Em um mundo onde a conectividade impera em praticamente todos os aspectos de nossas vidas, os anúncios digitais se tornaram peças-chaves no cenário do marketing.
Com a ascensão das redes sociais e a crescente importância da presença online, os anúncios se destacam como elementos essenciais para alcançar o público-alvo de forma eficaz. Além disso, as diversas estratégias de publicidades digitais possibilitam uma segmentação precisa, garantindo que as marcas atinjam o público certo no momento certo.
Os Anúncios Digitais e Suas Vantagens
De propagandas em websites a vídeos promocionais em diversos canais de comunicação, essas ‘pequenas joias’, atualmente, são peças-chaves para muitas empresas que buscam atingir seu público-alvo de forma eficiente e envolvente, especialmente os e-commerces. Dentro desse cenário, o potencial dos Ads em plataformas de streaming gigantes, como Netflix e Twitch, tem se destacado como nunca antes.
Para ter uma noção, entre janeiro e junho de 2023, o investimento em publicidade digital no Brasil teve um aumento de 11% e movimentou R$ 16,4 bilhões, conforme o estudo Digital AdSpend Brasil, elaborado pelo IAB Brasil em colaboração com a Kantar Ibope Media. O relatório também revela que esse crescimento foi impulsionado pelos pequenos e médios anunciantes, que aumentaram em 13% seus investimentos.
Os cinco setores que absorveram mais de 60% do investimento em publicidade digital foram: comércio (27,18%), serviços (13,35%), mídia (7,81%), eletrônicos e informática (5,96%) e financeiro e securitário (5,94%). As publicidades digitais oferecem uma série de vantagens. Em primeiro lugar, possibilitam uma segmentação precisa, com base em dados demográficos, interesses e comportamentos on-line.
Isso significa que as empresas podem alcançar as pessoas certas no momento adequado, aumentando a eficácia de suas campanhas. Além disso, são estratégias altamente mensuráveis, ou seja, as marcas podem monitorar e analisar o desempenho de suas ações em tempo real, ajustando-as conforme necessário para obter resultados superiores.
E é exatamente no ambiente dos streamings que os anúncios digitais atingem seu potencial máximo. Afinal, essas plataformas já fazem parte do dia a dia de milhões de pessoas em todo o mundo. No meio desses serviços, as marcas têm a chance de se conectarem com seus consumidores de forma altamente envolvente e imersiva.
A Netflix, a mais popular do mundo, por exemplo, introduziu o plano ‘Básico com anúncios’ para usuários que desejam consumir conteúdos por um valor mais acessível, sem se importar com a veiculação de anúncios. O funcionamento é o seguinte: antes e durante a reprodução de filmes e séries, há um intervalo para a exibição das publicidades.
Essa pausa pode durar entre 4 e 5 minutos com propagandas de 15 ou 30 segundos. Após um bloco de anúncios, outro será exibido após uma hora de reprodução. A empresa anunciou em novembro de 2023 que, após um ano do lançamento, já havia alcançado a marca de 15 milhões de usuários ativos por mês em todo o mundo.
Entre os recursos oferecidos, destaque para o seu já estabelecido Top 10, onde os anunciantes podem direcionar publicidades para as séries e os filmes de maior sucesso na plataforma. A partir do primeiro trimestre deste ano, o novo formato binge ad (nome provisório), que aproveita o comportamento de quem adora ‘maratonar’, poderá ser aproveitado.
A novidade garante que, após assistir a três episódios seguidos de uma determinada série, os assinantes poderão passar para o quarto episódio sem anúncios. Twitch mostrando sua
Força nos Anúncios Digitais
crescente, também tem se destacado como um ambiente propício para a veiculação de anúncios, proporcionando interações únicas entre marcas e usuários.
Fonte: @ Ad News