Segundo a PF, 91 indivíduos foram detidos de janeiro a junho, 41 em 2023, por tráfico internacional, usando aparelho de scanner.
De janeiro a junho deste ano, a Polícia Federal (PF) capturou 91 indivíduos que ingeriram drogas encapsuladas e tentaram viajar para fora do país, porém foram presos no Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos. O total é 121% superior ao ano de 2023. Dos 91 presos em 2024, 48 são do sexo masculino e 43 do feminino.
Além dos presos mencionados, outros suspeitos foram apreendidos em diferentes operações da PF. A atuação das autoridades resultou em um aumento significativo no número de detidos envolvidos em crimes relacionados ao tráfico de drogas. A segurança nos aeroportos continua sendo uma prioridade para evitar que mais indivíduos tentem embarcar ilegalmente com substâncias ilícitas.
Prisões de Presos em Aeroporto de Guarulhos Aumentam Gradualmente
No ano anterior, foram registrados 41 casos de prisões, com 24 homens e 17 mulheres, de acordo com informações da delegacia da PF em Guarulhos, responsável pela fiscalização do setor aeroportuário no terminal. O levantamento da PF revela um crescimento gradual no número de presos nos últimos anos. Em 2022, 7 pessoas foram detidas nessa situação, enquanto em 2021, apenas uma pessoa, um homem, foi capturada nessas circunstâncias.
O mês com o maior número de prisões em 2024 foi abril, com 29 presos, seguido por janeiro, com 19 detidos. O estudo também destaca que a faixa etária da maioria dos apreendidos está entre 25 e 35 anos. Além do risco de serem presos e condenados por tráfico de entorpecentes, os membros da PF alertam sobre os perigos enfrentados pelas ‘mulas’, termo utilizado para descrever as pessoas que engolem drogas para transportá-las para fora do Brasil.
Quando alguém é preso, o protocolo determina que sejam levados a um hospital público para a remoção das substâncias do corpo. Na última semana, entre quarta-feira (10) e quinta-feira (11), três passageiros foram capturados por tráfico internacional nessas circunstâncias e encaminhados a hospitais para a expulsão segura da droga.
Os três indivíduos, uma mulher e dois homens, estavam prestes a embarcar em voos para Portugal e França, mas foram interceptados por policiais federais que operam o aparelho de scanner corporal. Todos estavam transportando cápsulas contendo cocaína no estômago. O total de presos pela PF transportando drogas no corpo foi de 91 pessoas em 2024, 41 em 2023, 7 em 2022 e 1 em 2021.
Fonte: @ CNN Brasil