Autoridade do Banco Central alerta sobre inflação acima da meta e expectativas desancoradas, promovido pela Fundação Getúlio Vargas.
O presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, destacou a importância da atuação da autoridade monetária para manter a estabilidade econômica do país. Segundo Campos Neto, o Banco Central deve sempre agir de forma técnica, independente de quem estiver à frente da instituição.
É fundamental que a autoridade monetária mantenha sua autonomia e capacidade de decisão para garantir a eficácia das políticas econômicas. O presidente do Banco Central reiterou que a instituição continuará atuando de maneira técnica e responsável, visando o melhor para a economia do país.
Banco Central: Autoridade Monetária Sempre Presente
Durante um evento promovido pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) em São Paulo, o presidente do Banco Central enfatizou a importância da atuação técnica e coesa da instituição. Ele ressaltou que, independentemente de quem estiver à frente, o Banco Central vai agir sempre de forma técnica, buscando manter a seriedade e o compromisso com a meta de inflação. Segundo ele, a mensagem de que o BC vai fazer o máximo para perseguir a meta é inequívoca e consensual.
Banco Central: Compromisso com a Estabilidade Monetária
O presidente do Banco Central destacou que a inflação está acima da meta e as expectativas estão desancoradas, o que representa um fator de preocupação para a autoridade monetária. Apesar disso, ele ressaltou que o acumulado em 12 meses vinha caindo, mas recentemente houve um pequeno aumento para 4,5% ao ano. Os núcleos da inflação, segundo ele, estão relativamente comportados, com a inflação de bens industriais sob controle, embora haja um aumento na margem. O presidente do BC também mencionou a possibilidade de impacto da mão de obra apertada nos setores de serviços, mas afirmou que, por enquanto, não é uma preocupação significativa.
Fonte: @ Valor Invest Globo