Ginasta brasileira celebra resultado olímpico e apresentações: “Contagiei o público” para Paris.
A brasileira Bárbara Domingos está se dedicando à prática da ginástica rítmica com o objetivo de se destacar nas Olimpíadas de Paris-2024. Aos 24 anos, ela já conquistou um lugar entre as 10 melhores competidoras na modalidade. O desempenho de Bárbara foi muito elogiado, e ela agora mira uma vaga na final.
Além da ginástica rítmica, o Brasil também tem se destacado em outras modalidades, como a ginástica artística e a ginástica estética. Com a crescente popularidade da ginástica moderna, atletas brasileiros têm ampliado suas participações em competições internacionais, mostrando a diversidade e o talento do país no cenário esportivo mundial.
Competição de Ginástica Rítmica: Celebração dos Finalistas Olímpicos em Paris
Estou extremamente satisfeita com a competição de ginástica rítmica hoje. Independentemente do resultado final, estou incrivelmente orgulhosa de mim mesma por me classificar entre as 10 melhores atletas do mundo, um objetivo que tracei desde o ano passado, quando garanti minha vaga no Mundial de Valência. Sabia que seria desafiador, mas não impossível.
Bárbara Domingos, aos 24 anos, já é uma das grandes estrelas da ginástica rítmica do Brasil. Ela brilhou ao conquistar três medalhas de ouro (individual geral, bola e fita) e duas de prata (arco e maças) nos Jogos Pan-Americanos de Santiago no ano passado. Em 2024, garantiu o ouro no individual geral no Pan-Americano de Ginástica Rítmica. Além disso, conquistou a medalha de bronze na etapa da Copa do Mundo na Romênia antes das Olimpíadas.
Apesar de não ter ficado completamente satisfeita com sua performance na final, Bárbara Domingos ficou encantada com a reação do público em Paris. Ela terminou em último lugar no quadro geral da final, com uma média de 123.100. Darja Varfolomeev, da Alemanha, levou o ouro com 142.850 pontos de média, seguida por Boryana Kaleyn, da Bulgária, com 140.600, e Sofia Raffaeli, da Itália, com 136.300.
Bárbara foi a primeira a se apresentar e, apesar de alguns erros, demonstrou resiliência e determinação. Ela destacou a importância de se motivar constantemente, especialmente em uma competição tão desafiadora como as Olimpíadas. Mesmo com contratempos, Bárbara deu o seu melhor e ficou feliz por ter chegado à final olímpica.
O calendário da ginástica rítmica reserva, para 2025, o Mundial da modalidade no Brasil, que acontecerá no Rio de Janeiro em agosto. Bárbara Domingos revelou que, por enquanto, não está pensando na competição, nem no ciclo olímpico seguinte para os Jogos de Los Angeles-2028. Seu foco atual é descansar e passar um tempo com a família, dando um passo de cada vez.
Fonte: © GE – Globo Esportes