Crescimento do Reino Unido no 2º trimestre abaixo da previsão, com taxa de inflação alta, afetando o Produto Interno Bruto, enquanto o setor automotivo apresenta dados econômicos preocupantes.
A Bolsa europeia enfrenta um dia de perdas, com os investidores monitorando de perto os dados econômicos do Reino Unido e aguardando ansiosamente os números de inflação da Alemanha, que podem influenciar a decisão do Banco Central Europeu (BCE) sobre um possível corte nos juros em outubro. A Bolsa está sob pressão devido ao crescimento lento da economia britânica.
Os Mercados financeiros estão em alerta, com os investidores avaliando as Ações das empresas europeias e os Índices de desempenho. O setor automotivo é um dos mais afetados, com perdas de quase 4% e liderando as perdas na Europa. A incerteza econômica é um fator que contribui para a volatilidade nos preços das ações e para a cautela dos investidores.
Variações nos Mercados Europeus
Por volta das 8h, o índice Stoxx 600 apresentava uma perda de 0,98% a 523,44 pontos, enquanto o FTSE 100 de Londres caía 0,65% a 8.266,47. Já o Dax de Frankfurt recuava 0,54% a 19.367,52 e o CAC 40 de Paris perdia 1,61% a 7.666,66 pontos. Essas variações refletem a incerteza nos Mercados, que estão atentos aos dados econômicos recentes.
O Produto Interno Bruto (PIB) do Reino Unido no segundo trimestre cresceu 0,5% em relação ao trimestre anterior, segundo dados revisados, abaixo da leitura anterior de alta de 0,6%. No entanto, é improvável que o Banco da Inglaterra (BoE) se preocupe com uma nova recessão este ano, segundo o economista-chefe para o Reino Unido na Capital Economics, Paul Dales. A Bolsa está atenta a esses dados, que podem influenciar as decisões de investimento.
Além disso, a taxa de inflação da Alemanha de setembro será divulgada ainda hoje, após cair para 1,9% em agosto, de 2,3% em julho. Se as tendências desinflacionárias na maior economia da Europa persistirem em setembro, o Banco Central Europeu (BCE) pode se sentir encorajado a prosseguir com mais cortes nas taxas de juros antes do final do ano, segundo o CMC Markets. ‘O mercado está precificando quase mais dois cortes nas taxas do BCE até o final do ano’, afirma o relatório.
Setores em Destaque
Entre os setores, as Ações de montadoras lideram as perdas na Europa e recuavam quase 4%. Os papéis da Stellantis caíam 13,5% depois que a montadora reduziu sua projeção para 2024 devido à uma deterioração da indústria global e reforçou a concorrência da China. As ações da Renault recuavam 6%, e as Porsche e Volkswagen caíam cerca de 3%. Essas variações refletem a incerteza no setor automotivo, que está enfrentando desafios globais.
A Bolsa está atenta a esses dados e variações, que podem influenciar as decisões de investimento. Os Índices estão refletindo a incerteza nos Mercados, e os investidores estão buscando informações para tomar decisões informadas. A taxa de inflação e os dados econômicos estão sendo monitorados de perto, e as Ações estão refletindo as expectativas do mercado.
Fonte: @ Valor Invest Globo
Comentários sobre este artigo