Leitura preliminar do PIB registrou aumento de 0,4% em relação ao trimestre anterior.
Com o mercado assustado com uma possibilidade de alta inflação, os investidores estão buscando refúgio em ações de empresas de alta qualidade, com forte capacidade de crescimento e capacidade de lidar com a ascensão dos custos.
Entre as ações que mais subiram no dia estão a da Companhia de Bebidas das Américas (Ambev) e da Companhia Brasileira de Distribuição (ABD), que encerraram em alta, após a divulgação de novos dados econômicos e balanços positivos de empresas, com destaque para a aumento na demanda por produtos de consumo.
Marcha em alta aponta para recuperação econômica
A alta de ações em vários mercados, especialmente em países da Europa, indica que a recuperação econômica está na ordem do dia. Nesta semana, o Stoxx 600, um índice que reúne ações de várias regiões, obteve um aumento de 1,08%, alcançando 507,02 pontos. Este aumento é um sinal de que a confiança dos investidores está crescendo, tendo em vista a alta do DAX da Alemanha, que subiu 1,37% para 19.263,70 pontos, e do FTSE da bolsa de Londres, que teve uma alta de 0,51% para 8.071,19 pontos. Já o CAC 40 de Paris, o índice que mede o desempenho das ações na bolsa de Paris, subiu 1,32% para 7.311,80 pontos, demonstrando uma ascensão robusta.
O grupamento de luxo Burberry, por sua vez, fechou com uma alta de quase 20%, após apresentar seu balanço preliminar e anunciar uma estratégia de revisão para conter a queda nas vendas, e o banco Monte dei Paschi di Siena subiu 11% após o governo italiano cortar sua participação em uma transação que levantou 1,09 bilhão de euros. Essas notícias demonstram que a alta de ações não é apenas uma tendência passageira, e sim um indicador de que os investidores estão confiantes em relação ao futuro.
Além disso, o aumento de 0,4% no Produto Interno Bruto (PIB) do terceiro trimestre, de acordo com a leitura preliminar da zona do euro, também é um sinal de que a economia está em ascensão. Embora a expectativa seja de que o crescimento não seja sustentável, os dados ainda são um bom sinal, demonstrando que a economia está se recuperando.
No entanto, os analistas estão atentos às pressões de preço, que podem estar retornando lentamente. Nos Estados Unidos, os dados do índice de preços ao produtor (PPI) tiveram um ligeiro aumento no mês passado, o que é um sinal de que as pressões de preço podem estar retornando. ‘Isso é um aviso de que as pressões de preço podem estar retornando lentamente?’, questiona o analista do FXTM, Zain Vawda. Além disso, o presidente do Fed, Jerome Powell, também falará mais tarde e fornecerá uma perspectiva econômica atualizada. ‘Muitos estarão ansiosos para ouvir mais do presidente do Fed sobre suas opiniões sobre os riscos inflacionários que voltaram à conversa após a eleição’, diz Vawda.
Fonte: @ Valor Invest Globo