Divisão crescente entre tendências de IA, recuperação lenta de dispositivos e incertezas eleitorais exigiram ajustes no setor. Balanços das maiores empresas americanas refletem mudanças em indicadores.
As bolsas de Nova York encerraram o pregão desta sexta-feira (1º) em alta após a divulgação dos balanços das grandes empresas de tecnologia.
Agora, a atenção se volta para o cenário da tecnologia no Brasil, onde diversas empresas se destacam no mercado. Empresas como a _Amazon_, que já tem uma presença significativa no país, estão sempre em busca de novas tecnologias para oferecer aos seus clientes. Isso inclui investimentos em tecnologia e inovação, para garantir a competitividade no mercado. Por outro lado, empresas como a _Intel_ também têm uma grande influência no setor de tecnologia no Brasil, seja através da produção de hardware ou software.
Desempenho Impressionante de Ações de Tecnologia
Enquanto a Amazon conquistou o mercado com um aumento de 6,19%, a Intel se destacou com um avanço de 7,81%. Outras ações do setor de tecnologia também apresentaram resultados positivos, como a Nvidia (NVDA; Nasdaq), que subiu 1,96% após uma semana de quedas generalizadas no setor. Além disso, a divulgação de resultados sólidos pelas empresas de tecnologia contribuiu para o aumento das ações.
Índices Financeiros em Ascensão
Ao final da semana, o índice que representa ações industriais, o Dow Jones, subiu 0,69%, alcançando 42.052 pontos. O indicador das maiores empresas americanas, o S&P 500, avançou 0,41%, para 5.728 pontos. O índice que reúne ações de tecnologia, o da bolsa Nasdaq, valorizou 0,80%, alcançando 18.239 pontos. Esses resultados positivos surgem em um cenário de governo republicano unificado, que pode impulsionar investimentos em tecnologia.
Setores Positivos e Negativos
Os setores de comunicações e financeiro foram os únicos a apresentarem resultados positivos na semana, com alta de 1,94% e 0,25%, respectivamente. A performance de ações como a Google (avanço de 3,54%) contribuiu para o aumento do setor de comunicações, enquanto a expectativa de desregulação do setor financeiro impulsionou o setor financeiro. Já os setores de tecnologia e industriais apresentaram quedas.
Previsões de Crescimento em Tecnologia
Para os analistas do Bank of America (BofA), o crescimento estável do segmento de computação em nuvem da Amazon, a AWS, foi apenas uma pequena mancha em um trimestre forte. O banco aumentou o seu preço-alvo para a ação em US$ 230 e reiterou a compra do papel. Além disso, os analistas do UBS previram que os investimentos de capital das empresas de tecnologia alcancem cerca de US$ 222 bilhões em 2024, impulsionando o crescimento dos lucros.
Impulsionadores de Retornos
Os analistas acreditam que o crescimento dos lucros continuará sendo o principal impulsionador dos retornos das ações. A adoção de tecnologias como inteligência artificial (IA) e plataformas de nuvem, destacadas pelos resultados do terceiro trimestre das empresas de tecnologia, é um dos principais impulsionadores desse crescimento. Com as Quatro Grandes (Microsoft, Alphabet, Amazon e Meta) representando quase metade de todos os gastos com IA, os investimentos dessas empresas continuarão a apoiar o crescimento robusto dos gastos com tecnologia.
Fonte: @ Valor Invest Globo