Fluminense tem queda nas possibilidades de permanência diante de vitória importante do Campeonato.
A possibilidade de conquista do título do Campeonato Brasileiro pelo Palmeiras aumentou significativamente após a vitória sobre o Grêmio em casa. Com essa vitória, a equipe melhorou suas chances de título de 17,64% para 28,45% e se aproximou ainda mais do líder do certame.
Ao contrário do empate diante do Fortaleza e da derrota no Dérbi para o Corinthians, essa vitória sobre o Grêmio foi um marco positivo na jornada do Palmeiras em busca do título. Com uma probabilidade cada vez maior de conquista, a equipe agora tem uma oportunidade real de reverter a situação e se tornar campeã. Com apenas quatro pontos atrás do Botafogo, a pressão será grande para o Palmeiras, mas a possibilidade de título é cada vez mais real, e a equipe está determinada a vencer e se tornar o campeão do Campeonato Brasileiro.
Desafios no Campeonato Brasileiro
Com apenas cinco jogos restantes, o Palmeiras busca o título de bicampeão brasileiro, mas enfrenta a probabilidade de perder o favoritismo diante de seu adversário direto, o Botafogo. A vitória não veio no sábado, com o empate sem gols frente ao Cuiabá, o que fez com que as possibilidades do Palmeiras caíssem de 78,48% para 65,52%. A próxima rodada é marcada por confrontos difíceis para os dois primeiros colocados.
O Botafogo enfrentará o Atlético-MG na Arena MRV e também se enfrentará ao Palmeiras alguns dias depois na final da Libertadores. Por outro lado, o Palmeiras terá um duelo difícil contra o Bahia em Salvador. Nesse cenário, o Fortaleza, que tem boa pontuação, está correndo por fora e é apenas cinco pontos atrás do líder. Sua subida nas projeções de título foi pequena, passando de 1,99% para 3,57%.
A partir da próxima rodada, o panorama pode mudar se o Fortaleza emendar o terceiro triunfo consecutivo. No entanto, seu adversário será o Fluminense, no Maracanã, o que dificilmente lhe dará uma oportunidade fácil.
Probabilidade de Título
A probabilidade de título de cada equipe é determinada por modelos estatísticos aplicados pelo economista Bruno Imaizumi sobre microdados coletados pela equipe do Espião Estatístico desde 2013. Foram analisadas as características de todas as finalizações e resultados de 4.507 jogos de Campeonatos Brasileiros para medir a produtividade atual das equipes no ataque e na defesa a partir da métrica de expectativa de gol (xG).
Fonte: © GE – Globo Esportes