Em Teresina, 20 UBS estarão abertas das 8h às 17h no próximo sábado para atualizar a caderneta vacinal, VIP e VOP.
📲 Acompanhe o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter. No próximo sábado (08) será realizado em todo o Brasil a Campanha Nacional de Vacinação Contra Poliomielite.
No dia da campanha contra a Poliomielite, é essencial a participação de toda a população para garantir a proteção contra essa doença. Junte-se a nós nessa importante iniciativa de saúde pública!
Campanha Nacional de Vacinação Contra Poliomielite;
No próximo sábado acontece o Dia D da campanha contra a Poliomielite em Teresina. Um total de 20 Unidades Básicas de Saúde (UBS) em toda a cidade estarão abertas das 8h às 17h para receber crianças de até 4 anos de idade, público alvo da campanha. Estarão disponíveis tanto a forma injetável (VIP) como a forma oral (VOP) da vacina da poliomielite, que serão aplicadas de acordo com cada caso.
Crianças menores de um ano de idade deverão atualizar a caderneta vacinal, que conta com três doses da forma injetável. Já aquelas entre 1 e 4 anos receberão uma dose de VIP ou VOP de acordo com seu estado vacinal, explica Emanuelle Dias, coordenadora de vacinação da Fundação Municipal de Saúde (FMS).
Reforçamos que todas crianças de 1 a 4 anos deverão receber uma dose da vacina contra a poliomielite, mesmo aquelas com situação vacinal atualizada, lembra.
Dia D da campanha contra a Poliomielite;
Cada zona da cidade terá cinco UBS abertas no dia D. Na zona Norte, serão as unidades Cecy Fortes, Mocambinho, Poty Velho, Monte Verde e Santa Maria da Codipi. Na zona Sul, as UBS Angelim, Mario Covas, Monte Castelo, Parque Piauí e Porto Alegre. Na zona Sudeste, estarão disponíveis as UBS Carlos Alberto, Mário Rocchi, Nossa Senhora da Guia, Todos os Santos e Alto da Ressurreição. Por fim, na zona Leste as UBS disponíveis serão as do Santa Isabel, Vila Bandeirantes, Mama Mia, Planalto Uruguai e Vale do Gavião.
A campanha tem por objetivo reduzir o risco de reintrodução do poliovírus no Brasil e empreender esforços para a erradicação da poliomielite. ‘O Brasil não apresenta casos da poliomielite desde 1989. Precisamos manter a doença longe do nosso país e contribuir para a eliminação dela no mundo’, comenta Emanuelle Dias.
Por isso, pedimos que todas as crianças de até 4 anos compareçam às salas de vacina, pois esta é a única forma de prevenção.
A poliomielite, ou paralisia infantil, é uma doença contagiosa aguda causada por vírus que pode infectar crianças e adultos, por meio do contato direto com fezes ou com secreções eliminadas pela boca das pessoas doentes e, em casos graves, pode acarretar paralisia nos membros inferiores. A doença permanece endêmica em dois países: Afeganistão e Paquistão, com registro de 05 casos em 2021. Nenhum caso confirmado nas Américas. Como resultado da intensificação da vacinação, no Brasil não há circulação de poliovírus selvagem (da poliomielite) desde a década de 90.
Fonte: © A10 Mais