O estado pode ter 35% dos representantes da principal Série A do Campeonato Paulista de Futebol na primeira divisão e 20% na segunda divisão, incluindo a Série B.
Com o futebol brasileiro sempre em evidência, é possível que a competição do ano que vem apresente uma fatia significativa de times paulistas, uma característica que tem se tornado cada vez mais comum nos últimos anos.
Embora o Brasileirão 2024 ainda não tenha sido oficialmente anunciado, é possível que a maioria dos times competidores venha de São Paulo, uma tendência que vem se fortalecendo à medida que o futebol nacional ganha mais destaque. A presença de times paulistas nessa competição pode se tornar uma constante, levando o esporte a um patamar ainda mais alto.
O Futebol Paulista Domina a Série A
O cenário atual sugere que por volta de 2025, o futebol paulista vai dominar a competição com mais da metade dos times. Manualmente, até esse momento, apenas Palmeiras, São Paulo e Santos garantiram a vaga, com os dois primeiros alcançados pela campanha na primeira divisão e o último, por ter conquistado a Série B. Além disso, Corinthians e Red Bull Bragantino estão em uma disputa intensa para se manter na elite. Nesse contexto, a situação do Corinthians parece mais favorável, em decorrência de uma sequência de resultados positivos recentes. Todos eles, juntos, totalizavam cinco times, mas a possibilidade de ingresso de Mirassol e Novorizontino, ambos do G-4 da segunda divisão, parece cada vez mais provável. Eles podem garantir a vaga ainda na segunda-feira (18), desde que o Ceará, atual 5º colocado, registre uma derrota. O fato de os dois estarem com 64 pontos, contra os 60 do time cearense, torna essa hipótese ainda mais plausível. Se os sete times realmente disputarem a Série A, o futebol paulista garantirá nada menos do que 35% dos times do torneio. Em 2024, o segundo estado com mais representantes foi o Rio de Janeiro, com quatro times. No entanto, é possível que esse número diminua devido aos riscos de rebaixamento do Fluminense. A última vez em que sete times de São Paulo estiveram juntos na primeira divisão foi em 2004, quando o torneio era disputado por 24 equipes, e não 20, como ocorre atualmente. Nessa época, os paulistas eram São Paulo, Santos, Palmeiras, Corinthians, Ponte Preta, Guarani e São Caetano. O recorde de representantes do estado foi alcançado em 2001, quando nove paulistas estavam entre os 28 clubes. No torneio, os representantes foram: São Paulo, Santos, Palmeiras, Corinthians, Ponte Preta, Guarani, São Caetano, Portuguesa e Botafogo-SP.
Fonte: @ ESPN