Treinamentos por estado, focados nas especificidades territoriais, com ênfase em saúde pública e eliminação das hepatites.
Belém sediou, de segunda a quarta-feira (26 a 28), um workshop do Ministério da Saúde para desenvolver e aprimorar a linha de cuidado das pessoas com hepatites virais no Pará. As capacitações integram o plano de erradicação das hepatites virais como questão de saúde pública no Brasil até 2030, e estão sendo promovidas por estado, com foco nas particularidades de cada região.
No segundo dia, os participantes discutiram estratégias para o controle das doenças hepáticas e prevenção de infecções hepáticas. A troca de experiências entre os profissionais de saúde fortalece a abordagem integrada e colaborativa no combate às hepatites virais e outras infecções hepáticas.
Plano de Eliminação das Hepatites Virais: Oficinas Técnicas em Foco na Saúde Pública
Organizadas pelo Ministério da Saúde, as oficinas técnicas focadas nas hepatites virais contam com o apoio do Secretaria de Atenção Primária da Saúde (Saps). Para a secretária da SVSA Ethel Maciel, as oficinas por estado são essenciais para um resultado maior. ‘Fortalecemos a linha de cuidado de acordo com as especificidades de cada estado. Dessa maneira, conseguimos identificar e trabalhar para resolver as lacunas das infecções hepáticas nos territórios, alcançando um resultado muito mais produtivo’.
Cerca de 70 gestores estaduais e municipais, profissionais de saúde, representantes de movimentos sociais, além de outros entes que atuam com o tema das doenças hepáticas nos territórios, participaram do treinamento e receberam a qualificação. A coordenação estadual de hepatites virais do Pará vem aprimorando a sua linha de cuidado desde 2021. E o Ministério da Saúde tem atuado no fortalecimento das estratégias locais, para definir as metas e atuação dos entes junto aos diferentes territórios.
Fonte: @ Ministério da Saúde