Bancos argumentavam: obrigatória tática aumento capital regra reduz lucros restringe empréstimos. Agora: flexível novas regra revisão técnica substanciais plano de redução terminos.
O presidente-executivo do JPMorgan Chase, Jamie Dimon, e outros executivos de grandes empresas têm seguido, desde o ano passado, as regras de capital, o que tem gerado desafios para o Federal Reserve (Fed, o banco central dos Estados Unidos) em suas discussões sobre a necessidade de os credores manterem mais capital. No entanto, os resultados recentes indicam que essa abordagem está trazendo benefícios significativos.
Além disso, a adoção das regras de capital pelos principais líderes empresariais tem levado a debates mais intensos sobre as propostas de capital e o regulamento bancário. Essa nova dinâmica está impactando diretamente as decisões do Federal Reserve e promete influenciar ainda mais o cenário financeiro nos próximos meses.
Propostas de Capital e Regulamento Bancário
O Federal Reserve e outros dois órgãos reguladores federais estão avançando em direção a um novo plano que visa reduzir de forma substancial o aumento obrigatório de capital para os maiores bancos dos Estados Unidos. Essa mudança nas regras de capital, que atualmente exigem um aumento de quase 20% para instituições como o JPMorgan e o Goldman Sachs, é vista como uma tática para garantir que esses bancos tenham amortecedores adequados para absorver possíveis perdas.
As autoridades responsáveis pelas regras de capital em questão – o Federal Reserve, a Federal Deposit Insurance Corporation (FDIC) e o Office of the Comptroller of the Currency (OCC) – estão envolvidas em intensas negociações para revisões técnicas e substanciais. Ainda não há garantias de que um acordo final será alcançado, mas há a expectativa de que um plano revisado possa ser finalizado até o final deste ano.
Caso o novo plano seja aprovado, representará uma mudança significativa nas regras propostas originalmente, as quais os bancos argumentam que teriam impactos negativos em seus lucros e na concessão de empréstimos. Essa possível alteração nas regras de capital também sinaliza uma mudança no equilíbrio de poder entre os grandes bancos e seus órgãos reguladores, marcando o início de uma nova era.
Durante uma reunião realizada em Washington no outono passado, Jamie Dimon, CEO do JPMorgan, aconselhou seus colegas banqueiros a concentrarem seus esforços em influenciar outros líderes do Federal Reserve, em especial o presidente Jerome Powell, a fim de modificar as regras de capital propostas. Dimon teve múltiplos encontros com Powell, demonstrando a importância desse assunto para os bancos envolvidos.
Recentemente, o Federal Reserve divulgou informações sobre as interações de Michael Barr, vice-presidente de Supervisão do BC americano, com os CEOs dos principais bancos dos EUA. Barr se reuniu diversas vezes com os líderes bancários, incluindo encontros com Dimon, evidenciando a atenção dada a esse debate crucial sobre as regras de capital e o regulamento bancário.
Fonte: @ Info Money