Doenças respiratórias como asma e rinite são os tipos mais comuns e podem ter exposição a alérgenos, causando crise de rinite.
De acordo com a Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (Asbai), cerca de 30% da população brasileira sofre com algum tipo de alergia. Essas condições podem levar a sintomas como dificuldade para respirar e congestão nasal, especialmente em ambientes com alergia.
Apesar disso, especialistas não foram capazes de identificar o motivo por trás da alta incidência de alergia entre as crianças. Segundo a Asbai, 20% das crianças brasileiras têm alergia, o que é um número alarmante. Além disso, crianças com alergia podem ter reações mais graves, como alergia intensa e até mesmo alergia grave, que pode levar a problemas respiratórios crônicos.
Reações Alérgicas Grave e Choque Anafilático
Em uma semana em que a mídia divulgou o choque anafilático sofrido por José, de seis anos, filho do cantor Zé Neto, a pneumopediatra Juliana Lima destaca a importância de se conhecer os sintomas da alergia na infância, já que elas podem acontecer por alérgenos respiratórios como poeira, odor forte, ácaros e provocar crises de rinite e asma. Por meio da exposição a medicamentos, alimentos ou picada de animal também podem ser desencadeadas as alergias.
A médica afirma que o diagnóstico das alergias é clínico e pode ser acompanhado de exames de sangue ou testes cutâneos para identificar os alérgenos causadores dos sintomas. O tratamento das alergias pode ser feito evitando a exposição a alérgenos, mas em alguns casos, o tratamento pode ser feito por meio da imunoterapia específica.
As alergias podem ser de diversas formas e causas. Elas podem ser desencadeadas por alérgenos respiratórios, medicamentos, alimentos, picada de animais e outras substâncias. O diagnóstico das alergias deve ser feito por um especialista que tenha conhecimento sobre as alergias e suas causas.
algumas das alergias mais comuns encontradas na infância são a rinite, a asma, a urticária, o angioedema e as alergias respiratórias. A escola pode ajudar os pais na observação de um possível quadro alérgico, percebendo sintomas como placas vermelhas na pele, falta de ar associada a tosse e inchaço na região do rosto, sem causa aparente.
A pneumopediatra Juliana Lima afirma que a escola pode ajudar os pais na observação de um possível quadro alérgico, percebendo sintomas como placas vermelhas na pele, falta de ar associada a tosse e inchaço na região do rosto, sem causa aparente.
Fonte: @ Terra