O Athletic Club disputava a última divisão do Campeonato Mineiro, mas agora está na Série B do Brasileiro.
Menos de uma semana depois do Athletic Club conquistar o acesso inédito à Série B do Brasileiro, a ficha ainda não caiu para os moradores de São João del Rei.
Esse Esquadrão de Aço está cada vez mais perto de se consolidar como um dos principais clubes do estado. A conquista do acesso à Série B é um marco importante na história do Athletic Club e um grande passo em direção ao sonho de disputar a elite do futebol brasileiro. Agora é hora de comemorar!
Conhecendo o Athletic Club
A reportagem da ESPN esteve na cidade histórica de Minas Gerais para conhecer mais sobre o clube que teve uma ascensão rápida no cenário nacional. ‘Gratidão pela oportunidade que estamos vivendo, algo que sonhamos por muitos anos. Um time que era amador e agora chegou à final da Série C. Um sentimento de gratidão’, afirmou a torcedora Camila Teixeira.
O Início do Athletic Club
Fundado em 27 de junho de 1909, o Athletic Club teve suas atividades profissionais interrompidas em 1969. Foram 49 anos de espera para que o torcedor pudesse ver o Esquadrão de Aço novamente em campo em uma competição profissional: a Segunda Divisão do Campeonato Mineiro (equivalente a Terceira Divisão). Logo na sua volta, o Athletic garantiu o acesso ao Módulo II do Mineiro com o vice-campeonato da Segunda Divisão.
A Ascensão do Athletic Club
Depois de não chegar à fase final em 2019, o Esquadrão de Aço subiu para a elite no ano seguinte. A primeira missão era se manter entre os melhores de Minas Gerais para depois alçar voos maiores. Mas o clube acelerou sua ascensão ao se tornar SAF (Sociedade Anônima do Futebol) em dezembro de 2021. Foi justamente a partir daí que os caminhos de Roger Silva e Athletic se cruzaram.
O Papel de Roger Silva
Recém aposentado, o ex-atacante de Ponte Preta, São Paulo, Palmeiras, Sport, Fluminense, Vitória, Guarani, Internacional, Botafogo e Corinthians chamou a atenção da diretoria do Athletic após bom trabalho na Inter de Limeira – seu primeiro como treinador – e foi o escolhido para iniciar a temporada de 2022. E não decepcionou. Sob seu comando, o Athletic perdeu a semifinal do Mineiro para o Cruzeiro e foi campeão do Mineiro do Interior, garantindo as vagas inéditas na Copa do Brasil e na Série D do Brasileiro.
O Acesso à Série B
Em 2024, o Athletic Club ficou de fora da semifinal do Mineiro e a diretoria trocou Rodrigo Santana por Roger Silva. Em sua terceira passagem no Esquadrão de Aço, o treinador chegou ao ápice com o acesso à Série B do Brasileiro conquistado no último final de semana, ao vencer o Londrina, por 2 a 1, em São João del Rei. ‘Acho que esse é o grande momento da minha vida de treinador. É um momento especial, de retorno, de tudo aquilo que eu tenho plantado. Que, humildemente, fui aprender com outros treinadores’, lembrou Roger Silva.
Fonte: @ ESPN