Evitar refrigerante com sabor quase irresistível previne doenças, ajuda no emagrecimento e evita consumo excessivo de açúcar e substâncias artificiais, com resultados preocupantes.
Mesmo com seu sabor quase irresistível, o refrigerante é considerado um dos grandes inimigos da alimentação saudável, pois não oferece nenhum valor nutricional. Além disso, devido à alta concentração de açúcar, sódio e outros componentes artificiais, a bebida gaseificada pode causar danos à saúde.
É importante estar ciente dos malefícios que o consumo frequente desse produto pode trazer para o organismo. Reduzir a ingestão de refrigerante e optar por alternativas mais saudáveis pode ser um passo importante para melhorar a qualidade de vida.
Impactos do Consumo Excessivo de Refrigerante no Corpo
De acordo com Regina Carrijo, Coordenadora de Nutrição do Hospital Santa Catarina (SP), o consumo excessivo e a longo prazo dos refrigerantes trazem resultados preocupantes ao corpo, tais como aumento de peso, retenção de líquidos, redução da absorção de nutrientes, desconforto abdominal, refluxo e insônia, especialmente quando a bebida é à base de cola.
Benefícios de Eliminar o Refrigerante da Dieta
1. Emagrecimento: O refrigerante é uma bebida gaseificada com alto teor de açúcar, o que pode levar ao ganho de peso. Cortar o consumo dessa bebida contribui significativamente para a perda de peso, conforme afirmado por Regina Carijo.
2. Redução de Riscos de Disfunção Erétil: O alto teor de sódio e açúcar nos refrigerantes pode agravar quadros de hipertensão arterial e diabetes, fatores de risco para disfunção erétil, conforme destacado por Paulo Roberto Salustiano, urologista.
3. Prevenção de Câncer: Eliminar o refrigerante da dieta pode favorecer a prevenção de cânceres, devido aos aditivos químicos presentes na bebida, como sódio, corantes e bisfenol-A, conforme apontado por Carijo.
4. Rejuvenescimento da Pele: O refrigerante, com suas substâncias prejudiciais, como sódio e açúcar, pode contribuir para o envelhecimento da pele, promovendo celulites, de acordo com a dermatologista Kaliandra Caineli.
5. Prevenção de Diabetes: Evitar o consumo de refrigerante pode reduzir a ingestão de açúcar, prevenindo a redução da ação da insulina e o aumento da glicose no sangue, como explicado por Carijo.
6. Proteção contra Problemas de Fígado: Os refrigerantes, ao serem absorvidos no intestino, liberam uma quantidade significativa de açúcar, sobrecarregando o fígado e podendo levar a problemas hepáticos, alerta Carrijo.
Fonte: @ Minha Vida