Levantamento do Observatório da Branquitude analisou resultados do 9º ano no Saeb 2023, Sistema de Avaliação da Educação Básica, que avalia a Língua Portuguesa e outras disciplinas a cada dois anos.
Um estudo recente divulgado pelo Observatório da Branquitude revelou que estudantes brancos apresentaram desempenho superior em português e matemática em relação aos estudantes negros no Brasil. Essa constatação foi possível graças à análise dos resultados do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) de 2023, que avaliou o desempenho de alunos do 9º ano.
Os dados coletados mostram que a diferença de desempenho entre os estudantes brancos e negros é significativa, o que pode ser um indicativo de que a educação no Brasil ainda enfrenta desafios para garantir a igualdade de oportunidades para todos os alunos. Além disso, é importante ressaltar que esses resultados podem ter um impacto negativo na autoestima e no desempenho futuro dos colegas que se sentem prejudicados por essa disparidade. É fundamental que sejam tomadas medidas para reduzir essa lacuna e garantir que todos os estudantes tenham acesso a uma educação de qualidade.
Desempenho dos Estudantes no Sistema de Avaliação
Os testes são aplicados a cada dois anos nas redes pública e privada, fornecendo uma visão geral do desempenho dos Alunos em diferentes áreas de conhecimento. Segundo Nayara Melo, pesquisadora do Observatório da Branquitude, alguns pontos podem explicar as diferenças de desempenho entre meninos e meninas. ‘Tanto o gênero quanto a raça configuram variáveis de peso na distribuição destas médias. Perceber que há disciplinas que são mais mobilizadas para determinados gêneros mostra desigualdades de ocupação em determinadas áreas, o que se reflete também na ocupação por raça e cor’.
Desempenho dos Estudantes em Língua Portuguesa
Na área de Língua Portuguesa, a pesquisa revela que as meninas brancas apresentam o melhor desempenho na média nacional. As meninas negras ocupam a segunda posição, com exceção dos estados de Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul e Rio de Janeiro, onde os meninos brancos superaram as notas das meninas negras. Já os meninos negros foram os que tiveram as médias mais baixas, acima apenas da média geral de cada estado, exceto no Distrito Federal, onde ficaram abaixo da média distrital. Esses resultados destacam a importância de uma Educação inclusiva e igualitária para todos os Estudantes.
Desempenho dos Estudantes em Matemática
Em Matemática, a liderança fica majoritariamente com os meninos brancos, que apresentam os melhores desempenhos na maioria dos estados, com exceção de Alagoas, onde os meninos negros obtiveram as melhores notas. Nessa disciplina, os meninos negros têm o segundo melhor desempenho na maioria dos estados, seguidos por meninas brancas e meninas negras. As exceções são os estados de Roraima e Tocantins, onde as meninas brancas obtiveram o segundo lugar, ficando à frente dos meninos negros e das meninas negras. Esses resultados destacam a necessidade de uma Avaliação mais justa e igualitária para todos os Alunos e Colegas.
Fonte: © G1 – Globo Mundo