Alunos da rede pública participaram de atividades digitais durante a 2ª Semana Brasileira de Educação Midiática, realizada pelo MEC, pela Secom e outras organizações em ambiente virtual, focando em práticas midiática e tecnologias.
A habilidade de lidar com as tecnologias é fundamental para o desenvolvimento das gerações futuras, e foi isso que levou a equipe do programa Cidadania Digital a organizar o evento com estudantes da rede pública do Distrito Federal.
Em 2020, a iniciativa abriu as portas para o uso de tecnologia digital na educação por meio de atividades práticas, e em seguida, em 2021, o programa foi ampliado para incluir a medição das práticas midiáticas e também abordar temas como o impacto ambiental das atividades no ambiente virtual.
Desenvolvendo Práticas Seguras com Tecnologias Digitais
A iniciativa é uma realização conjunta do Ministério da Educação, da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, da Embaixada do Reino Unido no Brasil e da Safernet Brasil, buscando fortalecer o uso consciente de tecnologias midiáticas. O evento marca o encerramento da 2ª Semana Brasileira de Educação Midiática, uma oportunidade para refletir sobre a importância da educação midiática na produção e veiculação de informações.
Os estudantes convidados eram do Centro de Ensino Médio 04 de Sobradinho II, escola que participou do projeto Cidadania Digital, uma parceria da Safernet Brasil e do Governo do Reino Unido. Os alunos tiveram aulas sobre o uso seguro e consciente das tecnologias digitais, abordando temas como bem-estar na internet, segurança digital e proteção contra cyberbullying e discursos de ódio. As atividades se iniciaram com uma oficina prática de cidadania digital ministrada pela Safernet Brasil no SesiLab.
Os adolescentes foram convidados a refletir sobre a inserção do tema nos currículos e como as escolas podem apoiá-los no uso seguro das tecnologias. Em seguida, os adolescentes fizeram uma visita guiada à sede da Empresa Brasileira de Comunicação (EBC), onde puderam conhecer mais sobre o jornalismo público e a importância da educação midiática na produção e veiculação de informações. O dia foi concluído com uma visita guiada ao Palácio do Planalto para um encontro com o ministro da Secom, Paulo Pimenta.
Escolas Conectadas – A iniciativa se conecta com as ações do MEC voltadas à promoção da educação digital para a cidadania, por meio da Política Nacional de Educação Digital (Pned) e da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) Computação, em seus eixos de cultura digital, mundo digital e pensamento digital. Entre os apoios oferecidos pelo MEC aos educadores para implementação do currículo, destaca-se a disponibilização de cursos no Ambiente Virtual de Aprendizagem do Ministério da Educação (Avamec) sobre a temática, bem como a inclusão de livro de educação digital no Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) Ensino Médio.
Também estão à disposição dos professores da educação básica o Referencial dos Saberes Digitais Docentes e uma ferramenta de autodiagnóstico que possui a cidadania digital como uma de suas dimensões. Histórico – Em 2023, a Semana Brasileira de Educação Midiática realizou mais de 400 iniciativas em 24 estados, com um público potencial de 54 mil pessoas. Em 2024, a Semana ocorreu simultaneamente à Media and Information Literacy Week 2024, da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), evento global sobre alfabetização midiática e informacional.
Fonte: © MEC GOV.br