Prefeitura de Manacapuru confirma possibilidade de seis desaparecidos, segundo familiares, com apoio da Secretaria de Estado de Defesa Civil e Corpo de Bombeiros no Terminal Hidroviário.
O deslizamento de terra no Porto da Terra Preta, localizado em Manacapuru, Amazonas, causou preocupação na região. O incidente ocorreu nesta segunda-feira, 7, e o governo estadual confirmou que uma criança está desaparecida. No entanto, a Prefeitura de Manacapuru divulgou uma nota mencionando a possibilidade de seis desaparecidos, com idades entre 6 e 64 anos.
A instalação portuária do Porto da Terra Preta foi afetada pelo deslizamento de terra, o que pode ter consequências para a operação do porto. A Prefeitura de Manacapuru está trabalhando para resgatar as pessoas desaparecidas e avaliar os danos causados pelo incidente. A segurança da população é a prioridade. O governo estadual e a Prefeitura de Manacapuru estão trabalhando juntos para minimizar os impactos do deslizamento de terra no Porto da Terra Preta.
Acidente no Porto da Terra Preta
O Porto da Terra Preta, localizado em Manacapuru, foi palco de um acidente que deixou nove pessoas feridas, que foram encaminhadas ao Hospital Regional Lázaro Reis com escoriações. O incidente ocorreu em um momento em que o porto estava em obras, mas continuava a operar como um ponto estratégico para o transporte de passageiros e mercadorias.
A Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP), juntamente com equipes da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros, iniciaram as operações de busca e resgate ainda na tarde de segunda-feira. As ações foram apoiadas pelas polícias Civil e Militar, mas foram interrompidas no início da noite por questões de segurança e serão retomadas na manhã desta terça-feira, 8.
O Porto da Terra Preta é um importante elo de conexão entre Manacapuru e outras áreas da região, abrigando o Terminal Hidroviário e a Secretaria Municipal de Pesca (Sempa). O local movimenta grande fluxo de pessoas envolvidas em atividades de carga e descarga, além de oferecer serviços de táxis e mototáxis.
Investigação e Resposta
De acordo com a Agência Brasil, o DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) esclareceu que o Porto da Terra Preta não está sob sua responsabilidade, apenas a Instalação Portuária Pública de Pequeno Porte (IP4) está sob a gestão do órgão. Técnicos do DNIT já estão no local para realizar inspeções, a fim de avaliar a extensão dos danos e os riscos à segurança da IP4.
O incidente no Porto da Terra Preta é provavelmente causado por um fenômeno sazonal conhecido como ‘terras caídas’, comum nesta época do ano na região. O DNIT acionou imediatamente as autoridades competentes, como Corpo de Bombeiros, Polícia e Defesa Civil.
A Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) informou que dos nove pacientes atendidos no hospital, dois já receberam alta, enquanto sete permanecem em observação. Além disso, as unidades de saúde da capital estão preparadas para receber eventuais novos feridos.
Fonte: @ Terra