Educação com foco em desenvolvimento institucional, oferecendo ensino médio e profissionalizante, com colaboração comunitária e apoio infantil.
Com foco em atividades de xadrez e atletismo, uma Escola estadual de São Paulo foi anunciada como uma das três finalistas do Prêmio Melhores Escolas do Mundo 2024, na categoria de colaboração comunitária. Essa conquista é um grande reconhecimento para a Escola e para a comunidade que a cerca.
Essa Instituição de Ensino tem se destacado por suas práticas inovadoras e seu compromisso com a formação integral dos alunos. Além disso, a parceria com a comunidade local tem sido fundamental para o sucesso da Escola. O Colégio estadual de São Paulo é um exemplo de como a colaboração pode levar a resultados positivos e transformadores. A educação é o caminho para o futuro!
Escola Estadual Deputado Pedro Costa: Um Exemplo de Excelência na Educação
A Escola Estadual Deputado Pedro Costa, localizada na zona norte da capital paulista, é uma instituição de ensino que se destaca por sua excelência em educação. No entanto, existem outras escolas ao redor do mundo que também merecem ser reconhecidas por seu trabalho excepcional. Duas dessas escolas são o Colégio María de Guadalupe, em Buenos Aires, na Argentina, e a Salomé Ureña Leadership Academy MS 322, em Nova York, nos EUA.
O Colégio María de Guadalupe é uma instituição de ensino que se destaca pelo ensino profissionalizante de alunos de baixa renda. Com 700 alunos, da educação infantil até o ensino médio, a escola localiza-se em um bairro pobre de Buenos Aires. Apesar das adversidades, a escola conseguiu zerar o índice de evasão e oferece um programa de inclusão laboral que ajuda os alunos a se preparar para o mercado de trabalho.
Já a Salomé Ureña Leadership Academy MS 322 é uma escola que se destaca por auxiliar filhos de imigrantes na adaptação à língua inglesa e por integrar toda a comunidade nas atividades educativas. A escola é um exemplo de como a colaboração comunitária pode ser um fator importante para o sucesso dos alunos.
Um Prêmio para Reconhecer a Excelência na Educação
O prêmio é da T4 Education, uma plataforma global que reúne uma comunidade de mais de 200 mil professores de mais de 100 países com o objetivo de transformar a educação no mundo. O vencedor de cada categoria (Colaboração Comunitária, Inovação, Superação de adversidades, Ação ambiental e Apoio a vidas saudáveis) ganhará um prêmio de 10 mil dólares (cerca de R$ 55 mil). O resultado sairá em 24 de outubro.
A Escola Estadual Deputado Pedro Costa é uma das finalistas na categoria Colaboração Comunitária, e seu trabalho é um exemplo de como a educação pode ser transformada quando há uma colaboração eficaz entre a escola e a comunidade. A escola oferece um programa de desenvolvimento institucional que visa capacitar profissionalmente os estudantes em situação de vulnerabilidade econômica e formá-los com habilidade de pensar criticamente, resolver problemas, ter empatia e ser bons ‘cidadãos digitais’.
Um Exemplo de Desenvolvimento Institucional
O Colégio María de Guadalupe é um exemplo de como a colaboração comunitária pode ser um fator importante para o sucesso dos alunos. A escola oferece um programa de inclusão laboral que ajuda os alunos a se preparar para o mercado de trabalho. Além disso, a escola também oferece mentorias para os alunos, que recebem apoio de profissionais, de personalidades conhecidas e de voluntários para criar o futuro que desejam.
A escola também oferece um programa de desenvolvimento profissional que combina o aprendizado acadêmico com o desenvolvimento profissional, de forma que os alunos consigam futuramente boas colocações no mercado de trabalho e tragam avanços para a comunidade. Além disso, a escola também oferece um programa de educação financeira e treinamento para formular currículos e fazer entrevistas.
A Escola Estadual Deputado Pedro Costa e o Colégio María de Guadalupe são exemplos de como a educação pode ser transformada quando há uma colaboração eficaz entre a escola e a comunidade. Seus programas de desenvolvimento institucional e inclusão laboral são exemplos de como a educação pode ser usada para melhorar a vida dos alunos e da comunidade.
Fonte: © G1 – Globo Mundo