A disputa presidencial pode influenciar o resultado das eleições do Congresso e do dólar
As eleições presidenciais nos Estados Unidos são um evento de grande relevância para o mercado financeiro, especialmente para o setor de câmbio. Enquanto as pesquisas de opinião indicam que a disputa está acirrada, os mercados são cautelosos em relação a como os resultados podem impactar a economia e a política do país.
Na noite desta terça-feira, os resultados das eleições começam a ser conhecidos, o que pode levar a uma ‘noite potencialmente binária’ para o mercado de câmbio. Isso ocorre porque o resultado da disputa presidencial pode influenciar a percepção dos investidores sobre o futuro econômico dos Estados Unidos e, consequentemente, afetar o valor do dólar em relação a outras moedas. Com uma presidência de um candidato, o mercado pode reagir de forma diferente em relação a um candidato da oposição. A incerteza sobre o resultado pode manter o mercado em alerta. A eleição é um momento de grande expectativa e os mercados estão preparados para reagir a qualquer mudança nos rumos da disputa presidencial.
Eleições nos EUA: tendências do câmbio e mercado
O chefe de pesquisa para Américas e estrategista-chefe de câmbio do HSBC, Daragh Maher, destaca que a disputa acirrada nas eleições presidenciais nos Estados Unidos aumenta a probabilidade de um resultado atrasado, afetando o câmbio e o mercado. Ele relembra que, em 2020, a Associated Press levou quatro dias para anunciar a eleição do presidente Joe Biden, gerando volatilidade contínua no câmbio, tendo em vista as implicações muito diferentes para o dólar de uma vitória de Donald Trump ou de Kamala Harris, destaca a análise do executivo do HSBC.
O resultado das eleições do Congresso também oferece uma camada adicional de complexidade e volatilidade, conforme observado pelo executivo do HSBC. O único aspecto simples para as eleições dos EUA nesta terça-feira, segundo Maher, é a de que a função de reação do mercado é clara: os sinais a favor do Partido republicano empurraram o dólar para cima, enquanto o fortalecimento do Partido Democrata fizeram o dólar enfraquecer. Esse padrão parece provável que seja sustentado à medida que os resultados reais surgirem nesta noite e, potencialmente, nos dias e semanas seguintes, enfatiza.
A maioria dos ativos de mercados emergentes provavelmente será altamente sensível ao resultado das eleições, com nossa recente pesquisa com investidores sugerindo que o consenso é o de que o dólar se fortalecerá em relação às moedas de mercados emergentes em uma vitória de Trump e se enfraquecerá em uma vitória de Kamala, destaca a análise de Maher.
Fonte: @ Valor Invest Globo