Falta de dados na prova do Exame Nacional do Ensino Médio assustou participantes, mas bastava substituir números por incógnitas como “a”, “b” e “c” para resolver, com cálculo da média de notas, ensinado em cursinhos privados.
Neste mês de dezembro, o g1 reconta reportagens que foram sucesso entre os nossos leitores ao longo de 2024 e relembra casos interessantes, como o que gerou polêmica em média de notas tirou paz dos estudantes durante a prova. Esse foi um dos temas mais relevantes entre os nossos leitores. O Enem 2024 foi um dos assuntos mais comentados do ano.
Ao longo de 2024, o g1 divulgou reportagens que chamaram atenção e fizeram sucesso entre os nossos leitores, como o caso da prova do Enem 2024, que gerou muita discussão sobre a média de notas tirou paz dos estudantes. Essa reportagem foi originalmente publicada em novembro e o Exame Nacional do Ensino Médio é um dos temas mais procurados por nossos leitores e estudantes no geral.
Repercussão do Enem 2024: Candidatos reagem a pergunta de matemática
Durante a aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024, no último domingo (10), os candidatos enfrentaram uma pergunta de matemática que gerou reações de revolta e confusão. A questão em questão era a de número 147 da prova cinza, 155 da verde, 137 da azul e 164 da amarela. Ela solicitava que os estudantes calculassem a média no boletim de uma pessoa sem que nenhuma nota fosse divulgada no enunciado.
A única informação disponível era a seguinte: quando o ‘personagem’ fez a conta, dividiu o total por 5, e não por 4, chegando a um resultado que era uma unidade menor do que o correto. Professores de quatro cursinhos privados (Anglo, pH, Poliedro e Professor Ferretto) ouvidos pelo g1 consideram que essa questão não estava entre as 10 mais difíceis da prova. No entanto, a aparente falta de dados parece ter sido o fator que desestabilizou os candidatos.
Resolução da Questão
Abaixo, veja a resolução feita por Rodrigo Serra, professor de matemática do Colégio Oficina do Estudante:
🖊️ Resposta: B.
Fonte: © G1 – Globo Mundo