Provas em 3 e 10 de novembro. Ministério da Educação avalia nova data para moradores do RS afetados pelas enchentes.
O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) 2024 teve mais de 5 milhões de inscrições — um crescimento de 8% em comparação com o exame anterior, conforme divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). A aplicação da prova está marcada para os dias 3 e 10 de novembro.
No segundo parágrafo, é importante destacar que o ENEM é uma das principais formas de acesso ao ensino superior no Brasil, sendo conhecido também como Exame Nacional do Ensino Médio. A relevância do Exame vai além das inscrições recordes, impactando diretamente a vida de milhões de estudantes em todo o país.
ENEM: Balanço de Inscrições e Prazo Extra
Uma correção foi feita em relação ao número de inscrições no Exame Nacional do Ensino Médio, o ENEM. Anteriormente divulgado como um aumento de 48%, na verdade, o crescimento é de 8%. No entanto, os candidatos do Rio Grande do Sul terão um prazo extra para se inscreverem, de 16 a 21 de junho, devido às enchentes que afetaram o estado.
ENEM: Nova Data e Variação de Inscritos
O Ministério da Educação, MEC, está considerando uma nova data para a realização das provas do ENEM, especialmente para os moradores do Rio Grande do Sul. Com isso, o balanço final das inscrições, que ainda será divulgado pelo MEC, poderá sofrer uma nova variação, levando em conta também a compensação dos boletos de pagamento da taxa.
ENEM: Número Preliminar e Recuperação Pós-Pandemia
No ano passado, nesta mesma época, o número preliminar de inscrições informado pelo Inep foi de 4,6 milhões, mas após a confirmação, o total foi ajustado para 3,9 milhões. Apesar disso, as inscrições deste ano já representam uma recuperação significativa após os impactos da pandemia da Covid-19. Em 2021, houve um registro de 3,1 milhões de candidaturas, o menor volume da última década.
ENEM: Crescimento e Comparação com Anos Anteriores
Mesmo com o aumento nas inscrições, o ENEM ainda está longe de alcançar os números registrados entre 2014 e 2016, quando mais de 8 milhões de alunos participavam anualmente do exame. O Exame Nacional do Ensino Médio é realizado em duas etapas, abordando diferentes áreas do conhecimento e incluindo uma redação dissertativa-argumentativa.
Fonte: © G1 – Globo Mundo