Unidade de ensino inaugurada em Luís Correia, Piauí, com tecnologia de ponta e sala de controle para estudos de precisão matemática, condições de trafegabilidade e processo de dragagem.
📲 Acompanhe o A10+ nas redes sociais: Instagram, Facebook e Twitter. A Escola do Mar, inaugurada no último sábado (19) em Luís Correia, é um marco inovador na educação, pois é a primeira instituição de ensino médio do país a contar com um simulador de navegação de última geração.
Esse simulador revolucionário é um equipamento de ponta que utiliza a tecnologia mais avançada para proporcionar uma experiência de navegação realista e segura. Com ele, os alunos poderão treinar e aprimorar suas habilidades de navegação em um ambiente controlado, utilizando um modelo de simulação que se aproxima da realidade. Além disso, o simulador também permite que os professores monitorem o progresso dos alunos e ajustem as aulas de acordo com as necessidades de cada um. A tecnologia é o futuro da educação.
O Simulador de Navegação Avançado
O equipamento, inspirado em um modelo de Singapura, é utilizado para treinar pessoas e avaliar as condições do Porto de Luís Correia para o ancoramento de navios. O governador Rafael Fonteles testou o equipamento e destacou que o simulador possui a melhor tecnologia do Brasil, com capacidade para servir a toda a comunidade.
O simulador é resultado de uma visita ao segundo maior porto do mundo, em Singapura, no primeiro trimestre do ano. Seis meses depois, o equipamento foi trazido para treinar o transporte aquaviário. O governador enfatizou que não existe nenhuma escola de ensino médio com um simulador deste nível para capacitar a juventude.
Um Convênio com a Marinha
O governador anunciou que será feito um convênio com a Marinha para deixar o simulador à disposição de todos que trabalham com navegação. Isso permitirá que jovens sejam qualificados para aproveitar as oportunidades que surgirão. A diretora da Escola do Mar, Lenna Mariela, conta que a implantação desta tecnologia e dos demais equipamentos foi transformadora para a comunidade de Luís Correia.
A Escola do Mar tem 378 alunos no curso técnico em pesca, portos, segurança do trabalho e logística. A diretora avalia que o simulador é de grande importância para a qualificação dos jovens, pois todos os cursos são voltados para a área portuária.
A Tecnologia de Ponta do Simulador
O simulador de navegação possui um ecrã em escala semelhante a de um navio, com diversos modos de visualização. O equipamento tem precisão matemática para definir rotas, visualização de ondas, controle do leme com tempo de resposta de uma embarcação real, ré e demais funções necessárias para o treinamento e avaliação da navegação.
A sala de controle do simulador propõe uma imersão com som e imagens que simulam a sala de controle de um navio, com todas as informações batimétricas, que é a profundidade do oceano e as condições de trafegabilidade para cada embarcação. O equipamento mostra, por exemplo, o processo de dragagem do Porto Piauí, que já possui 7 metros de profundidade no canal, com expectativa de chegar a até 14 metros, possibilitando o atraque de navios de até 100 mil toneladas.
Com a dragagem e o aumento da profundidade do canal, será possível ampliar a pauta de exportação. O simulador é um exemplo de como a tecnologia pode ser utilizada para melhorar a eficiência e a segurança da navegação.
Fonte: © A10 Mais
Comentários sobre este artigo