Estudantes negros, pardos, indígenas e com deficiência têm maior irregularidade na trajetória educacional, devido a irregularidades raciais e nível socioeconômico.
Apenas uma parcela pequena dos jovens no Brasil finalizam o ensino médio no tempo adequado, ou seja, até os 18 anos de idade. Segundo levantamento realizado pela Fundação Itaú, somente 41% dos estudantes conseguem concluir a educação básica sem enfrentar desafios como reprovação, abandono ou evasão.
É fundamental que sejam adotadas medidas eficazes para melhorar a qualidade do ensino médio no país e garantir que mais jovens completem a educação básica dentro do prazo estabelecido. Investir na formação de professores, implementar políticas de permanência dos alunos na escola e oferecer um currículo mais atrativo são ações essenciais para promover a conclusão do ensino médio de forma adequada.
Novo Estudo Revela Dados Sobre Ensino Médio e Ensino Fundamental
Além disso, 52% dos estudantes conseguem concluir o ensino fundamental de acordo com o novo levantamento divulgado nesta segunda-feira (18). O estudo analisou informações do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira (Inep) sobre pessoas nascidas entre 2000 e 2005, excluindo alunos com registros de falecimento ou trajetórias improváveis.
O estudo criou um ‘indicador de trajetória educacional‘ com quatro categorias: trajetória regular, com pouca irregularidade, com muita irregularidade e trajetória interrompida. A trajetória regular acontece quando o aluno ingressa no ensino fundamental aos 7 anos e conclui os ensinos fundamental e médio nas idades corretas (15 e 18 anos, respectivamente).
Indivíduos com trajetórias educacionais comprometidas se enquadram nas outras categorias, incluindo os que abandonaram a escola no ensino médio e nunca voltaram.
Irregularidades na Educação Básica
Os estudantes da educação básica, em geral, possuem trajetórias pouco regulares, sobretudo os do sexo masculino, que frequentam escolas de baixo nível socioeconômico. Dados mostram que há persistência de desigualdades raciais e sociais nesse contexto, evidenciando disparidades.
A maioria dos alunos que concluem o ensino médio na idade correta são brancos, com 53% de regularidade, seguidos por pretos e pardos, com 31% e 36% respectivamente, e então pelos indígenas, com apenas 17% de regularidade. A diferença na trajetória escolar entre grupos é significativa.
Desigualdades na Trajetória Educacional
Estudantes de maior nível socioeconômico apresentam uma trajetória escolar consideravelmente mais favorável em comparação com os de menor nível. Cerca de 60% do primeiro grupo concluem o ensino médio na idade certa, enquanto o segundo grupo fica em torno de 30%, uma diferença expressiva de 30 pontos percentuais.
As disparidades presentes na trajetória educacional, especialmente no ensino médio, refletem em vulnerabilidades e menos oportunidades para os jovens, além de apontar para uma ineficiência dos gastos públicos com educação. É fundamental a identificação e correção dessas desigualdades para promover equidade e desenvolvimento.
Fonte: © CNN Brasil