Mais de 38 mil rondonienses se inscreveram para fazer o Exame Nacional do Ensino Médio em Rondônia. Candidatos mostram expectativa minutos antes de entrar para sala de prova.
Em Rondônia, 38 mil pessoas devem participar do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) no domingo (3) em 24 cidades do estado. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) organiza o evento, que é de grande importância para os jovens que pretendem ingressar em instituições públicas de ensino superior em 2024. Os resultados do ENEM são utilizados como critério de seleção para cursos da União, como as universidades federais. Além disso, o Exame também é utilizado como criterio de seleção para cursos privados, com algumas condições específicas e variações.
De acordo com o Inep, a aplicação das provas contará com uma equipe de cerca de 900 funcionários. Eles trabalharão para garantir que os exames sejam realizados sem problemas. O Instituto também realizou uma grande campanha de conscientização sobre a importância do ENEM para os estudantes. Além disso, o Inep realizou um treinamento para os coordenadores de sala, visando garantir que todos os aspectos logísticos sejam perfeitos.
Primeira Experiência com o Enem
A estudante Paula Nascimento, de 18 anos, está ansiosa para realizar seu sonho de cursar enfermagem após passar pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Ela fará a prova em Porto Velho, a mais de 100 km de sua cidade natal, Itapuã do Oeste (RO). Paula contou ao g1 que será a primeira vez que vai fazer o Enem e que se dedicará para tirar uma boa nota e realizar seu objetivo. ‘Cheguei no local por volta das 8h da manhã. Acredito que a prova não vai estar tão difícil, se você deu uma estudada, dá para relevar, nada é impossível’, afirmou a estudante.
Preparação Intensa para o Enem
Anny Gabriely, de 18 anos, também é de Itapuã do Oeste e vai fazer o Enem em Porto Velho. A estudante conta que acordou às 5h da manhã para se preparar. O sonho de Anny é cursar enfermagem na capital rondoniense, para isso, se preparou o ano inteiro para alcançar uma nota alta no Enem 2024. ‘Já participei de outras edições do Enem, mas antes era apenas para testar. Esse ano é para valer. Comparado com os anos anteriores, acredito quem em 2024 a prova vai estar mais fácil’, disse Anny.
Resultado da Ação da Educação em Rondônia
Na Região Norte, Rondônia é o terceiro estado com o maior número de inscritos, somente atrás do Pará e do Amazonas. O número de inscritos é um indicativo de como a educação está sendo bem aproveitada em Rondônia. Os estudantes com 50 anos ou mais veem no Enem uma oportunidade de mudar de carreira em RO.
Fonte: © G1 – Globo Mundo