Loretta Mester, voz conservadora do Fomc, impacta o mercado ao discutir corte de juros e a política monetária e suas consequências.
Recentemente aposentada do cargo de presidente do banco central americano (Federal Reserve, o Fed) de Cleveland, Loretta Mester declarou em uma entrevista à emissora americana CNBC nesta terça-feira (3) que o comitê de política monetária do banco central dos Estados Unidos ‘terá uma conversa sobre o início’ do ciclo de redução dos juros, podendo ocorrer um corte de 0,25 ou 0,5 ponto percentual na reunião agendada para o dia 18.
Além disso, Mester ressaltou que a decisão sobre os juros deve levar em consideração diversos fatores econômicos, incluindo as taxas de inflação e o crescimento do mercado de trabalho. É essencial monitorar esses aspectos para garantir uma política monetária eficaz.
Mudanças na Liderança do Fed
Mester deixou o cargo de presidente do Fed de Cleveland no dia 30 de junho. Reconhecida por ser uma das vozes mais conservadoras do Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc) nos últimos tempos, o fato de ela ter sinalizado a possibilidade de um corte de juros mais significativo neste mês chamou a atenção do mercado financeiro. Como resultado, as taxas dos títulos do Tesouro americano (Treasuries) começaram a cair de forma acentuada. Mester, de maneira estratégica, minimizou a importância da leitura de agosto do ‘payroll’, que é o relatório oficial do mercado de trabalho dos Estados Unidos, em relação à decisão do Fed.
Expectativas do Mercado
O relatório, que será divulgado na sexta-feira (6), está sendo aguardado com grande expectativa pelo mercado, especialmente desde que o presidente do banco central americano, Jerome Powell, expressou sua intenção de evitar um ‘enfraquecimento adicional’ do mercado durante seu discurso no Simpósio de Jackson Hole. ‘Nós sabemos que o mercado de trabalho está se moderando. O Fed analisa todos os dados, e não apenas um relatório’, afirmou Mester.
Decisões Sobre Juros
Ela acrescentou que ‘um bom relatório não fará com que as pessoas mudem de ideia quanto a começar a cortar’. A questão central é se o início do corte de juros será de 0,5 ou 0,25 ponto percentual, e essa decisão não será tomada até que se aproxime o momento da próxima reunião. A ex-presidente do Fed de Cleveland ressaltou que a política monetária é complexa e envolve a consideração de diversos fatores, incluindo as taxas, encargos e custos que impactam a economia.
Fonte: @ Valor Invest Globo