Exercício multiarticular que define os músculos dorsais, ajudando na correção postural e fortalecendo agonistas e sinergistas.
A remada curvada é um exercício fundamental para quem busca fortalecer os músculos das costas de forma eficaz. Trabalhando várias articulações simultaneamente, esse movimento multiarticular é capaz de recrutar músculos como os dorsais, latíssimos e trapézios, proporcionando um treino de costas completo. Além disso, a remada curvada também ajuda a melhorar a postura e a estabilidade do core.
Quando realizada corretamente, a remada curvada pode ser um exercício de costas extremamente eficaz para o fortalecimento de costas. É importante manter a técnica correta para evitar lesões. Ao realizar a remada curvada, é fundamental manter as costas retas e os ombros relaxados, permitindo que os músculos das costas trabalhem de forma eficaz. Com a prática regular, você pode notar melhorias significativas na sua postura e no seu treino de dorsais. Lembre-se de sempre aquecer antes de iniciar o exercício.
Remada Curvada: O Exercício de Costas Perfeito para Hipertrofia
A remada curvada é, sem dúvida, uma das melhores variações para quem busca hipertrofia nos músculos dorsais, segundo Washington Souza, educador físico na Unidade Básica de Saúde (UBS) Jardim Comercial. Esse exercício de costas é fundamental para o fortalecimento de costas e pode ser executado de diferentes maneiras.
Segundo Washington, existem diferentes formas de executar a remada curvada, e o recrutamento pode variar de acordo com a posição da mão, podendo ser na pegada supinada, pronada fechada e pronada aberta. Essas diferenças são fundamentais para entender como o exercício irá trabalhar os músculos.
Entendendo as Diferenças entre Pegada Supinada e Pronada
A diferença entre a pegada supinada e a pronada na remada curvada está na posição das mãos. Na pegada supinada, as palmas das mãos devem ser voltadas para cima ao segurar a barra, halter ou outro instrumento para a execução do exercício. Já na pegada pronada, as palmas das mãos ficam voltadas para baixo. Essa pequena mudança faz toda a diferença na forma como o exercício irá trabalhar os músculos.
Na execução do exercício, existem os músculos primários/agonistas, que sofrem maior estresse, os músculos sinergistas, que auxiliam no movimento, mas com menos estresse, e os estabilizadores, que estabilizam as articulações. Em cada pegada, diferentes músculos serão trabalhados em cada uma dessas funções.
Remada Curvada Supinada e Pronada: Quais Músculos São Trabalhados?
Na remada curvada supinada, os músculos agonistas e sinergistas mais ativados são o grande dorsal, localizado na região posterior lateral inferior do tronco, o deltoide posterior, nos ombros, bíceps braquial, nos braços com pequena contribuição dos músculos trapézio medial e os romboides. Já na remada curvada pronada fechada, com os cotovelos mais próximos do tronco, os músculos mais ativados são o grande dorsal, deltoide posterior e o bíceps braquial, porém com menor ativação devido à pronação.
Já o movimento pronado aberto trazendo a barra próximo ao peitoral, são mais ativados os músculos trapézio medial, os romboides e o deltoide posterior. Essa variação é fundamental para um treino de dorsais eficaz.
4 Formas Diferentes de Fazer Remada Curvada
A remada curvada pode ser feita com diferentes instrumentos, como a barra e o halter, além de ser possível utilizar máquinas como o cross e o smith. Por isso, se em sua academia não tiver uma dessas opções, basta fazer a troca de aparelho, sem alterar a execução.
Independente de ser executado com halter, barras, no cross ou no smith, tem que ser respeitado o padrão de movimento e o vetor de força, ou seja, a direção da resistência a ser vencida, que precisa estar voltada para baixo. Veja quatro formas de fazer remada curvada corretamente a seguir:
1. Remada curvada com barra: Para começar a remada curvada com barra, posicione seus pés de forma que eles fiquem afastados, mas paralelos aos ombros. Os joelhos devem ficar ligeiramente dobrados e o tronco deve estar inclinado para frente, mantendo a coluna reta.
2. Remada curvada com halter: A remada curvada com halter é semelhante à remada curvada com barra, mas com a diferença de que você estará segurando um halter em cada mão.
3. Remada curvada no cross: A remada curvada no cross é uma variação que utiliza a máquina de cross para realizar o exercício. É importante ajustar a máquina para que a barra esteja na altura certa e que você possa realizar o movimento de forma confortável.
4. Remada curvada no smith: A remada curvada no smith é semelhante à remada curvada no cross, mas com a diferença de que você estará utilizando a máquina de smith para realizar o exercício.
Lembre-se de que a remada curvada é um exercício multiarticular que trabalha vários músculos ao mesmo tempo, incluindo os dorsais, bíceps e trapézio. Além disso, é importante manter a correção postural durante o exercício para evitar lesões.
Fonte: @ Minha Vida