O corpo de Bombeiros encontrou explosivos fracionados amarrados com tijolos na Edifício-sede, não completamente detonados, em Explosão parcial, por especializados.
Ao meio-dia da quarta-feira, dia 13, uma série de explosões ressoou em frente ao Supremo Tribunal Federal (STF), na capital federal, Brasília. De acordo com informações do Corpo de Bombeiros, durante as explosões, uma pessoa perdeu a vida por ter desencadeado a catástrofe. Em sua investigação, os bombeiros constataram que um veículo estava presente no local com explosivos.
O caráter explosivo de ações como essa é uma ameaça constante, especialmente em áreas de grande concentração de autoridades e poder. Artifícios como esses têm o potencial de causar danos significativos e, infelizmente, já mostrou sua capacidade de provocar perdas humanas, como na ocasião citada, que resultou na morte de uma pessoa. Estrategicamente, a escolha do local pode ter sido feita para chamar a atenção para uma causa específica, ou simplesmente para causar o caos e o medo.
Explosões Parciais em Veículo
De acordo com a Polícia Militar do Distrito Federal, o veículo, registrado em Rio do Sul, Santa Catarina, sofreu danos significativos na explosão, mas os seguranças conseguiram conter o incêndio. No interior do carro, foi localizada ‘uma espécie de artefato explosivo.’ ‘A análise dos explosivos fracionados e amarrados com tijolos ao redor indicou que eles não foram completamente detonados’, explicou o sargento Santos, enfatizando a importância do envolvimento de especialistas em explosivos na investigação.
Explosões e Segurança
Após o incidente, a Praça dos Três Poderes e os edifícios circundantes foram isolados e evacuados, garantindo a segurança de todos os presentes. Equipes especializadas em explosivos realizaram uma varredura minuciosa para localizar outros possíveis artefatos e evitar novos incidentes, reforçando a necessidade de cautela em casos de explosões e artefatos explosivos.
Explosão no Edifício-sede do STF
Em nota, o Supremo Tribunal Federal (STF) informou que ‘dois fortes estrondos foram ouvidos’ ao término da sessão, e por segurança, ministros, servidores e colaboradores foram evacuados do edifício-sede. ‘A evacuação foi feita como medida de precaução para evitar danos e garantir a segurança de todos’, afirmou o comunicado, destacando a importância da colaboração entre a Segurança do STF e as autoridades policiais do Distrito Federal.
Investigação e Prevenção de Explosões
A investigação sobre as explosões está em andamento, com equipes trabalhando arduamente para entender as causas e prevenir futuros incidentes. A polícia militar está trabalhando em estreita colaboração com as autoridades do STF para garantir a segurança de todos e identificar os responsáveis pelas explosões, enfatizando a necessidade de vigilância constante em casos de artefatos explosivos e explosões parciais.
Fonte: © Notícias ao Minuto