A impressão de que o rio é ‘elástico’ pode ser atribuída à tensão superficial e ao comportamento de fluidos não newtonianos.
Uma cena intrigante das redes sociais tem despertado o interesse dos internautas. O fenômeno não é uma falha na realidade, mas sim uma explicação lógica que pode ser observada por meio de uma análise em detalhes. No caso em questão, dois homens atiram uma pedra grande em um corpo d’água. O resultado é surpreendente, pois a pedra produz um efeito digno de ficção científica. A superfície da água parece criar uma ‘cama elástica’, o que é um fenômeno impressionante.
A explicação para essa cena esquisita pode ser atribuída a uma combinação de fatores físicos. O efeito observado ocorre devido à formação de ondas de choque na superfície da água. Quando a pedra atinge a superfície, ela cria uma onda de choque que se propaga em todas as direções. Esse fenômeno pode ser observado quando se atira uma pedra em um lago ou rio. Embora possa parecer um portal para outra dimensão, na verdade, é apenas a apresentação de uma onda de choque. Em outras palavras, o fenômeno observado é um resultado direto da física da onda, e não de uma falha na realidade.
Fenômeno da pedra flutuando: o que explica essa incrível tarefa?
Quando se observa o vídeo de uma pedra flutuando na superfície da água, é natural questionar a realidade desse fenômeno. Professores de química forneceram explicações sobre as hipóteses mais prováveis que podem estar por trás desse comportamento inusitado: tensão superficial, fluído não newtoniano e uma intervenção técnica que amplificou o efeito.
Tensão superficial: o filme elástico da superfície da água
A tensão superficial ocorre quando as moléculas de água interagem entre si na superfície, formando uma espécie de camada elástica. Essa característica permite que a água suporte certa pressão antes de afundar. Seja um inseto ou um objeto, a tensão superficial pode segurar até certo nível de pressão, explicou Rodrigo Machado, professor de química do Curso Anglo (SP). O tamanho da pedra em questão é crucial, pois uma área maior de contato com a água reduz a pressão exercida na superfície, permitindo que a ‘camada elástica’ resista melhor ao impacto.
Fluido não newtoniano: água com propriedades mágicas?
Um fluído não newtoniano é um líquido que altera sua viscosidade em resposta à força aplicada. A mistura de água e maisena (amido) é um exemplo disso. Se uma colher é colocada nessa mistura devagar, ela afundará facilmente, mas se aplicar uma força forte, sentirá uma barreira física dura. A água do rio/lago no vídeo pode ter sido um fluído não newtoniano, seja por causa de materiais em suspensão, como lama, que podem estar presentes. João Pitoscio Filho, professor de química do Curso Etapa (SP), explica que a propriedade dessa mistura pode ter ‘segurado’ a pedra chapada.
Uma ajudinha técnica: o segredo por trás da edição
Todas as explicações acima são baseadas em princípios científicos reais. No entanto, o criador do vídeo provavelmente usou uma técnica de edição para deixar o efeito elástico mais evidente.
Fonte: © G1 – Globo Mundo