Principais causas de ferida na boca: alimentos quentes, doenças autoimunes, infecções por fungos, vírus ou bactérias. Consulte um médico para diagnóstico preciso.
As feridas na boca são comuns e podem surgir devido a diferentes causas, como aftas, pancadas na boca ou ingestão de alimentos extremamente quentes ou gelados. Além disso, feridas bucais também podem ser sintomas de doenças autoimunes ou infecções por fungos, vírus ou bactérias, como no caso da sífilis, queilite angular, herpes e herpangina, por exemplo.
Quando uma ferida oral persiste por mais tempo do que o normal, pode ser sinal de uma lesão mais grave. Por isso, é importante ficar atento aos sinais e buscar orientação médica caso necessário. Manter a higiene bucal em dia e evitar alimentos que possam irritar as mucosas podem ajudar a prevenir o surgimento de úlceras e outras lesões na região bucal.
Lesões orais: causas e tratamentos para feridas na boca
As feridas na boca podem provocar desconforto no local, dificuldade para engolir e abrir a boca, vermelhidão e inchaço no local. Além disso, dependendo da causa, podem ser notados outros sintomas como febre, saída de líquido transparente pela ferida, cansaço excessivo e mau hálito.
Quando a ferida não melhora com o tempo ou é acompanhada por outros sintomas, é importante que o clínico geral ou dentista seja consultado para que seja identificada a causa da ferida na boca e, assim, seja iniciado o tratamento mais adequado, que pode envolver o uso de medicamentos anti-inflamatórios, antibióticos, corticoides, imunossupressores ou antivirais, dependendo da causa.
Principais causas de lesões orais
As principais causas de feridas na boca são: 1. Aftas A afta é uma lesão pequena e arredondada que pode surgir em qualquer local da boca, como lábio, língua, bochecha, palato ou, até mesmo, na garganta, causando muita dor e dificuldade para comer e falar.
O surgimento da afta pode estar relacionado a mordidas, consumo de alimentos cítricos, alteração do pH da boca por má digestão, carência de vitaminas ou alergia a medicamentos e, até, pelo estresse. Já em casos de aftas recorrentes, apesar da sua causa não ser totalmente explicada, pode estar relacionada a desequilíbrios do sistema imune.
Tratamentos para úlceras bucais e lesões orais
O que fazer: a afta pode cicatrizar sem a necessidade de uso de medicamentos, no entanto é importante identificar o fator responsável pelo seu aparecimento.
Em alguns casos, principalmente quando a afta causa incômodo e dor, pode ser indicado o uso de pomadas anestésicas, como benzocaína, corticoides tópicos, como Triancinolona ou Fluocinonida, ou agentes cicatrizantes, como Policresuleno.
Além disso, é importante melhorar a alimentação e ir ao médico para que seja encontrada a causa da diminuição da atividade do sistema imune e, assim, possa ser possível iniciar o tratamento adequado. Confira mais detalhes do tratamento para afta. Não ignore os sinais que seu corpo está dando! Conte com os nossos especialistas para entender a causa dos seus sintomas. Marque sua consulta já!
Prevenção de lesões orais e cuidados com feridas na boca
Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará. 2. Machucados Pequenos ferimentos na boca podem ser formados no dia a dia, e muitas vezes a sua causa pode passar despercebida.
Alguns exemplos são aqueles formados por mordidas acidentais, prótese mal ajustada, aparelhos ortodônticos ou ser consequência de uma escovação exagerada, por exemplo. O que fazer: este tipo de lesão costuma cicatrizar em poucos dias, sem ser necessário fazer qualquer tratamento. Porém, em alguns casos, o dentista pode recomendar o uso de pomada para facilitar e acelerar a cicatrização.
No caso do machucado acontecer devido ao uso do aparelho ortodôntico, prótese dentária ou escovação dos dentes, é importante que o dentista seja consultado.
Fonte: @ Tua Saude