Bruno Costa, executivo do Fortaleza, fala sobre Fernandinho descoberto há duas décadas, conquistando o Manchester City e finais de Mundial.
Aos 39 anos, Fernandinho é uma das referências do Athletico-PR em busca dos títulos na temporada. Com sua experiência e habilidade, o jogador tem sido fundamental para o time.
Além de ser um destaque como Fernandinho, o volante também é admirado por sua versatilidade em campo. O atleta mostra seu comprometimento em cada partida, sendo um exemplo para os mais jovens no time.
Fernandinho: O Volante Multicampeão que Surpreendeu o Mundo
Só que há mais de duas décadas, o menino, que nem pensava em conquistar o que conquistou pelo Manchester City, ‘furou a fila’ na seleção brasileira por conta da Guerra do Iraque e fez até gol em final de Mundial. Ex-diretor de operações das categorias de base da CBF e atual executivo de futebol do Fortaleza, Bruno Costa foi quem fez a observação e a prospecção de Fernandinho para a seleção brasileira pela primeira vez, abrindo espaço para a evolução e crescimento do volante com a Amarelinha.
‘A gente teve uma convocação para a seleção sub-18 para um torneio na Irlanda do Norte, em Belfast. E essa convocação era de atletas (nascidos em) 1985. A gente convocou o Fernandinho, ele já tinha pouco tempo de Athletico-PR, fazia ali a meia-direita, lateral-direito. Sempre foi esse atleta polivalente, muito técnico. Ele foi para a seleção sub-18, se destacou’, disse ao ESPN.com.br.
Guerra do Iraque, Mundial no fim do ano e gol do título
Inicialmente marcado para o meio de 2023, o Mundial sub-20 precisou ser deslocado para o final de novembro por conta da invasão do país do Oriente Médio, pela coalizão militar multinacional liderada pelos Estados Unidos, em março. Por conta da primeira edição do Brasileirão por pontos corridos e o fim do campeonato somente em dezembro, alguns times não liberaram os jogadores. Sendo assim, a CBF recorreu a jogadores mais jovens, caso de Fernandinho, com somente 18 anos. E o destino estava traçado: mesmo com a pouca idade, o volante mostraria a estrela que, posteriormente, o faria escrever o nome na história do City.
‘O Mundial mudou para o final do ano, e como o Brasileiro era de pontos corridos, vários jogadores não foram liberados. Diego e Robinho no Santos, Vagner Love e Diego no Palmeiras. Quando teve essa oportunidade, o que aconteceu? A gente foi e observou nos atletas da geração 83/84 e acabou buscando jogadores 85 que poderiam fazer parte daquela seleção porque vários não tinham sido liberados’, contou.
‘O Fernandinho acabou entrando na relação, disputou o Mundial sub-20 e fez o gol do título contra a Espanha. Para você ver que em seis, sete meses a vida do Fernandinho mudou. Ele saiu de uma seleção sub-18, foi para Mundial sub-20 e acabou fazendo o gol do título. Dali acabou sendo vendido para o Shakhtar Donetsk e virou o jogador que a gente conhece. Manchester City, Athletico-PR, seleção brasileira, duas Copas do Mundo. E uma referência como pessoa, como ser humano’, completou.
No grupo C, ao lado de Austrália, Canadá e República Tcheca, o Brasil avançou ao mata-mata na 2ª posição, com 4 pontos. Nas oitavas, bateu a Eslováquia por 2 a 1. Nas quartas, goleada por 5 a 1 sobre o Japão. Na semi, triunfo sobre a Argentina, 1 a 0. Na decisão, com gol decisivo de Fernandinho, 1 a 0 na Espanha.
Fernandinho: da Ascensão como Jogador à Gestão no Futebol
Aos 39 anos, Fernandinho ainda segue sendo uma das referências dentro de campo para o Athletico e um dos grandes nomes do Campeonato Brasileiro. Porém, o experiente jogador já começa a trabalhar visando o
Fonte: @ ESPN