Conferência analisa avanços na educação superior na América Latina e Caribe. Evento no Centro Internacional de Convenções do Brasil, com Grupos de Trabalho e Declaração Final.
A educação superior é uma prioridade na agenda da América Latina e Caribe, por isso a CRES+5 foi planejada para dar continuidade aos debates iniciados na conferência de 2018 em Córdoba, Argentina. O evento visa promover o avanço e a excelência do ensino superior na região, discutindo temas relevantes para o desenvolvimento educacional.
O objetivo da CRES+5 é fortalecer as parcerias e colaborações entre as instituições de ensino superior, a fim de promover a inovação e a qualidade da educação superior na América Latina e Caribe. A III Conferência Regional de Educação Superior foi um marco importante nesse sentido, e a continuidade dessas discussões é fundamental para o avanço do ensino superior na região. Com isso, espera-se que novas estratégias e políticas possam ser implementadas para impulsionar a educação superior como um todo.
Reunião de encerramento da CRES+5: destaque para políticas de educação superior
Para esta sexta-feira, 15 de março, último dia da CRES+5, estão previstos: um fórum de políticas de educação superior; a finalização das análises e das redações de cada um dos 12 eixos temáticos — produzidas pelos Grupos de Trabalho (GTs) desde agosto de 2023 —; e a redação da Minuta de Declaração da Conferência.
A participação de diversos atores da educação superior na América Latina e no Caribe destaca a importância da conferência em analisar as medidas, conquistas e avanços do setor na região.
Parcerias internacionais fortalecem a educação superior na região
A Conferência é organizada pelo Ministério da Educação (MEC), em parceria com a UNESCO-IESALC e o Enlaces, visando promover o diálogo e colaboração entre as instituições de ensino superior.
Com a programação agitada, o fórum e o Comitê de Redação darão destaque às questões fundamentais da educação superior, enquanto a conferência ‘Universidade e sociedade’ promete abordar temas relevantes para o setor.
Participação ampla na CRES+5: diversidade de atores em discussão
A reunião de acompanhamento da CRES 2018, CRES+5, conta com a presença de reitores, diretores, acadêmicos, trabalhadores, estudantes e representantes de diversas organizações ligadas à educação superior. A diversidade de participantes enriquece o debate e fortalece as ações para o avanço da qualidade educacional na região.
As atividades preparatórias incluíram instâncias de debate aberto e consultas virtuais, com o objetivo de envolver a comunidade acadêmica em todas as etapas do processo. A colaboração de redes de ensino superior, centros de pesquisa, sindicatos e organizações governamentais e não governamentais é essencial para o sucesso da iniciativa.
Encerramento da CRES+5: leitura da Declaração Final e reflexões finais
O evento culminará com a leitura da Declaração Final, resultante das discussões e contribuições coletadas ao longo da conferência. A participação ativa de todos os envolvidos reforça o compromisso com o avanço da educação superior e a busca por soluções inovadoras para os desafios do setor.
Fonte: © MEC GOV.br