Eleição anual da Premiação Tríplice Coroa cancelada durante temporada europeia por pandemia de Covid-19. Votação, artilheiro, equipe, imagem revista. Avaliação championship Espanhol, terminação, polêmica, investigação.
Robert Lewandowski pode finalmente ter em mãos a tão almejada Bola dourada. Considerado o favorito em 2020, o atacante polonês brilhou ao marcar 55 gols em 47 partidas pelo Bayern de Munique. No entanto, a revista France Football decidiu não realizar a votação anual devido à pandemia de Covid-19, o que impediu que Lewandowski recebesse o prêmio naquele ano.
Agora, com a possibilidade de receber a Bola dourada com atraso, Lewandowski poderá finalmente ter seu talento reconhecido. Mesmo com a ausência da premiação em 2020, o jogador continua a impressionar e a merecer destaque, mostrando que sua qualidade vai além das Bolas de Ouro tradicionais. A espera pode ter sido longa, mas a espera pela Golden Ball pode valer a pena para o talentoso atacante polonês.
Bola dourada: Reviravolta na premiação da Bola de Ouro
No entanto, de acordo com informações do jornal espanhol ‘Sport’, a revista francesa está reconsiderando sua decisão e planeja conceder a Bola dourada de quatro temporadas atrás a Lewandowski, atualmente atuando pelo Barcelona. Naquela marcante temporada 2019/20, o jogador polonês teve um papel fundamental na conquista da Tríplice Coroa pelo Bayern, levantando os troféus da Champions League, Campeonato Alemão e Copa da Alemanha.
Após duas temporadas defendendo as cores do Barcelona, Lewandowski teve um excelente desempenho no primeiro ano, sagrando-se campeão e artilheiro do Campeonato Espanhol, com 23 gols. No entanto, sua performance e a da equipe caíram na temporada atual, encontrando-se agora na quarta posição na disputa pela artilharia, com 17 gols, a apenas três jogos do fim.
Apesar de ter sido eleito o melhor jogador do mundo pelo prêmio Fifa The Best em 2020 e 2021, Lewandowski sempre expressou sua frustração por nunca ter recebido uma das cobiçadas Bolas de Ouro. Em 2021, ele ficou em segundo lugar, atrás de Lionel Messi, em uma decisão que gerou controvérsias na época.
Uma das razões que levaram a France Football a considerar a possibilidade de premiar Lewandowski está relacionada a uma investigação sobre uma suposta influência exercida pelo Paris Saint-Germain, antigo clube de Messi, para garantir a vitória do argentino na votação de 2021. Segundo o ‘Sport’, a revisão da vitória de Lewandowski em 2020 poderia atenuar os impactos negativos na reputação da revista, responsável por conduzir a tradicional premiação desde 1956.
Fonte: © GE – Globo Esportes