Idoso atingido na calçada do bairro Tatuapé, São Paulo (patrulhamento, abordagem irrelacionados). Polícia Civil, PM investigam ocorrência.
(AGÊNCIA BRASIL) – Um senhor de 70 anos, cuja identidade não foi divulgada, foi assassinado por um policial militar na tarde de terça-feira (7) em uma abordagem em uma rua no bairro do Tatuapé, na zona leste de São Paulo.
Neste triste incidente, a vítima, um idoso de 70 anos, foi fatalmente atingida durante uma abordagem policial na região do Tatuapé, em São Paulo. A ação do policial militar resultou na morte do senhor, que teve sua identidade preservada. A comunidade local ficou chocada com a violência do ocorrido e aguarda por respostas e justiça;
Abordagem Policial no Bairro do Tatuapé, São Paulo
Segundo informações da corporação, policiais militares do 8° Batalhão de Polícia Militar Metropolitano estavam realizando patrulhamento na zona leste de São Paulo quando suspeitaram de dois indivíduos em uma motocicleta trafegando pela rua Platina. Durante a abordagem, um disparo foi efetuado, atingindo um idoso que estava na calçada e não tinha relação com a situação em questão. O socorro foi acionado, porém o homem veio a falecer devido ao ferimento. O autor do disparo, cuja identidade e patente não foram divulgadas, alegou que o tiro foi acidental e foi detido em flagrante, sendo encaminhado ao Presídio Militar Romão Gomes, na zona norte da capital.
Treinamentos de Abordagem e Protocolos Operacionais
A Polícia Militar enfatizou em comunicado que lamenta o trágico incidente e reforçou seu compromisso com a segurança da população. A instituição ressaltou que mantém rigorosos treinos de abordagem e protocolos operacionais para aprimorar as técnicas utilizadas em situações como essa. Em casos de falhas, a corporação garantiu que tomará as medidas necessárias, incluindo a punição dos envolvidos e a revisão dos procedimentos para evitar novos equívocos.
Inquérito Policial e Acompanhamento das Autoridades
A Secretaria da Segurança Pública informou que um Inquérito Policial Militar foi aberto para investigar o ocorrido, e todas as medidas cabíveis serão tomadas diante dos fatos. Tanto a SSP quanto a PM destacaram que não houve menção sobre o registro da ocorrência na Polícia Civil até o momento. Este trágico episódio não é o primeiro do ano envolvendo a morte de um civil em uma abordagem policial.
Investigação e Posicionamento Oficial
O caso está sob investigação da 3ª Delegacia de Homicídios da Deic de Santos, com a supervisão do Ministério Público e do Poder Judiciário. A Polícia Militar também abriu um Inquérito Policial Militar para esclarecer os fatos. A gestão Tarcísio de Freitas desmentiu informações do IML, alegando que o laudo pericial indicou duas perfurações, e não dois disparos, como inicialmente divulgado. Maicon dos Santos, 28,
Fonte: © Notícias ao Minuto