Cesar Finé Torresi foi morto com um chute no peito na frente de seu neto de 11 anos pelo motorista de veículo na rua Professor Pirajá.
RIO DE JANEIRO, RJ (AGÊNCIA BRASIL) – Uma pessoa idosa de 80 anos faleceu após ser empurrada por um pedestre, em um ato de violência, enquanto caminhava pela calçada em Copacabana, na tarde de domingo (9).
A senhora idosa de 85 anos, que estava indo ao mercado, foi surpreendida por um homem mais velho que a empurrou sem motivo aparente, causando sua queda e posterior óbito.
O idoso Cesar Finé Torresi e o incidente na rua Professor Pirajá da Silva
No bairro Aparecida, o idoso Cesar Finé Torresi, acompanhado de seu neto de 11 anos, foi vítima de uma agressão chocante por Tiago Gomes de Souza, um homem mais velho de 39 anos que dirigia um Jeep Commander. Enquanto atravessavam a rua entre os carros, em uma travessia comum, o motorista do veículo decidiu agir de forma imprudente. O semáforo fechado não foi obstáculo para a atitude agressiva de Souza, que avançou com seu carro, forçando Torresi a se apoiar no capô para evitar um acidente.
Após a travessia, de acordo com relatos, o agressor desceu do veículo e se aproximou do idoso e seu neto. Em um ato de violência inaceitável, ele desferiu um chute no peito de Torresi, que caiu desacordado no chão. Testemunhas prontamente acionaram o Samu e a Polícia Militar, enquanto o agressor fugia para um shopping próximo.
A rápida ação das autoridades levou à prisão de Souza no interior do centro comercial. Enquanto isso, Torresi, com traumatismo craniano, foi atendido na rua e encaminhado para a UPA Zona Leste. Infelizmente, o idoso sofreu três paradas cardíacas, sendo intubado e não resistindo aos ferimentos.
O agressor foi detido em flagrante e permaneceu em silêncio durante seu depoimento, conforme o boletim de ocorrência. O advogado Alberto Matheus Paz Gonzalez, inicialmente designado para o caso, foi substituído após decisão da família. Eugenio Malavasi assumiu a defesa de Souza e planeja entrar com um pedido de habeas corpus no Tribunal de Justiça, argumentando contra a prisão preventiva.
A conversão da prisão de Souza para preventiva foi uma decisão da Justiça, sem prazo definido. Atualmente, ele está recolhido no Centro de Detenção Provisória de São Vicente, de acordo com a Secretaria da Administração Penitenciária. O caso foi registrado como lesão corporal seguida de morte pela SSP.
Repercussões e despedida do idoso Cesar Finé Torresi
Cesar Finé Torresi, um idoso ativo e conhecido por sua energia contagiante, era uma pessoa muito querida em sua vizinhança. Seu filho, Cesar Fine Torresi Filho, descreve o pai como alguém que nunca parava quieto, sempre ligado no 220V. A trágica perda de Torresi deixou um vazio na família e na comunidade, como evidenciado pela comoção durante seu sepultamento no cemitério Vila Curuçá, em Santo André (ABC).
A saúde de Torresi, que aparentava ter um corpinho de 77 anos em um jovem de 20, era motivo de orgulho para sua família. Seu estilo de vida ativo e sua personalidade vibrante deixam saudades em todos que o conheciam. A dor da perda é profunda, como expressa seu filho: ‘É por isso que dói na gente’. A memória de Torresi permanecerá viva na lembrança daqueles que tiveram o privilégio de conhecê-lo.
Fonte: © Notícias ao Minuto