Fisco paga restituição a contribuintes que caíram na malha fina e corrigiram os erros.
Neste texto, estarei criando uma variação para o conteúdo original, mantendo o termo principal “Imposto de Renda” e adicionando os termos secundários “Declaração” e “Contribuintes”.
A Receita Federal estará liberando na segunda-feira (23), a partir das 10h, a consulta ao terceiro lote residual de restituição do Imposto de Renda 2024, que contempla quem caiu na malha fina. Para saber se vai receber, o contribuinte deve acessar o site da consulta da restituição (clique aqui). É importante lembrar que a restituição depende da Declaração do Imposto de Renda estar correta e sem erros.
Os Contribuintes que estiverem na lista de restituição poderão verificar se terão direito ao dinheiro. Além disso, é fundamental que os contribuintes verifiquem se todos os dados da Declaração estão corretos, para evitar problemas com a Receita Federal. Lembre-se de que a restituição é um direito do contribuinte que declarou o Imposto de Renda corretamente.
Pagamento de Restituição do Imposto de Renda
O pagamento do 3° lote residual de restituição do Imposto de Renda será realizado no dia 30 de dezembro. De acordo com a Receita Federal, este lote é composto por 144.225 restituições, que serão destinadas aos contribuintes, tanto prioritários quanto não prioritários. O valor total do crédito é de R$ 448,9 milhões.
Para consultar a restituição, basta informar o CPF, a data de nascimento e o ano do exercício da declaração (2024) no site www.restituicao.receita.fazenda.gov.br. Além disso, a consulta também pode ser feita por meio do aplicativo Meu Imposto de Renda, disponível para tablets e smartphones com sistemas Android e iOS.
O dinheiro da restituição será depositado na conta informada pelo contribuinte na entrega da declaração ou na chave PIX indicada.
Calendário de Restituição do Imposto de Renda 2024
Aqui está o calendário de restituição do Imposto de Renda para o ano de 2024:
1° lote de restituição – pago em 31 de maio
2° lote de restituição – pago em 28 de junho
3° lote de restituição – pago em 31 de julho
4° lote de restituição – pago em 30 de agosto
5° lote de restituição – pago em 30 de setembro
1° lote residual de restituição – pago em 31 de outubro
2° lote residual de restituição – pago em 29 de novembro
3° lote residual de restituição – consulta em 23 de dezembro e pagamento dia 30
Consultando a Restituição do Imposto de Renda
Para consultar a restituição do Imposto de Renda, basta acessar o site Meu Imposto de Renda e clicar em ‘Consultar a Restituição’ na lista de serviços. Além disso, é possível fazer uma consulta simples acessando o link e informando o CPF, ano do exercício da declaração (2024) e a data de nascimento.
Se você quiser informações mais detalhadas, basta ir ao portal e-Cac, onde é possível saber o status da sua declaração e descobrir se há alguma pendência ou divergência e se sua declaração está na ‘malha fina’. Além disso, no e-Cac também é possível fazer a retificação de eventuais erros encontrados em sua declaração. Para acessar o e-Cac, é preciso ter conta de nível prata ou ouro no Gov.br.
Fonte: @ Valor Invest Globo