Índice acionário sobe 18,03% hoje, a 19,30 pontos. Dólar e ouro, portos seguros, também avançam.
O índice de volatilidade (VIX), que busca avaliar o nível de estresse no mercado e o sentimento dos investidores, subiu nesta quinta-feira (1º), refletindo preocupações sobre a possibilidade de uma recessão na economia dos Estados Unidos um dia após o Federal Reserve, o banco central dos EUA, decidir manter as taxas de juros entre 5,25% e 5,5% ao ano.
As bolsas em todo o mundo estão reagindo ao derretimento dos mercados, com o VIX em alta e o dólar fortalecendo-se em relação a outras moedas.
O Mercado em Derretimento? Análise do Índice Acionário
O índice acionário que busca acompanhar a variação dos contratos de opções de ações do principal índice acionário americano, o S&P 500, subiu 18,03% atingindo 19,30 pontos, conforme dados de referência. Mais cedo, foram divulgados resultados preocupantes sobre o mercado. O índice de gerentes de compras (PMI) do setor industrial dos Estados Unidos recuou, marcando 46,8 pontos em julho, abaixo dos 48,9 registrados em junho, segundo o Instituto para Gestão da Oferta (ISM).
Além disso, a divulgação dos pedidos de seguro-desemprego nos EUA ficou em 249 mil na última semana, superando os 235 mil esperados pelos analistas.
De acordo com Diego Chumah, gestor de bolsa do fundo Asa Hedge, o dado do ISM revela que o mercado está enfrentando estresse devido à desaceleração do emprego e da atividade, além da alta nos preços. Ele ainda aponta que os dados insatisfatórios estão levando o mercado a temer uma desaceleração mais forte na economia. O mercado já assimilou alguns dados negativos na esperança de queda dos juros, mas dada a persistência dos dados ruins, a perspectiva dos juros caindo está enfraquecendo.
Além desses fatores, o Mercado também enfrenta inquietação devido à elevação do indicador de volatilidade, VIX, que está em um nível superior ao registrado no auge do conflito entre Israel e o grupo terrorista Hamas, em outubro do ano passado, quando atingiu 18,93 pontos. O agravamento das tensões relacionadas ao conflito tem exercido influência sobre os mercados.
Operadores destacam que o recente ato de Israel de eliminar um dos líderes militares do Hamas aumenta o medo de escalada do conflito para uma guerra regional. Além disso, ativos considerados porto seguro, como o dólar e o ouro, estão em alta. O dólar apresenta forte valorização de 1,50% em relação ao real, alcançando o maior nível em 31 meses. Enquanto isso, o ouro registra um aumento de 0,45%. O dólar também sobe 0,31% em comparação com moedas pares.
Fonte: @ Valor Invest Globo