Lagoa dos Patos: nível subindo aceleradamente, agravando dégradação. Grande volume de chuvas e vento sobrecarregam sistema de drenagem. Histórico marcador: 3m acima do cais, inundações e empilhamento. Ritmo acelerado: Lagoa dos Patos, 3m acima, nível cais, efeito chuvas fortes.
Com as inundações se intensificando, aproximadamente 600 residentes afetados por enchentes na cidade de Rio Grande foram evacuados por equipes da Defesa Civil no município durante a madrugada desta quinta-feira, 16. O nível do Lagoa dos Patos está aumentando rapidamente, atingindo 2,74 metros às 16h na cidade, o que representa 84 centímetros acima do nível do cais.
Além disso, a situação das cheias na região preocupa as autoridades locais, que estão monitorando de perto os impactos das inundações. A comunidade ribeirinha está em alerta devido ao risco de mais áreas serem afetadas pelas águas do Lagoa dos Patos, exigindo ações imediatas para garantir a segurança de todos os moradores.
Impacto das Inundações no Lagoa dos Patos
A situação das inundações, no Lagoa dos Patos;, tem se agravado devido às constantes cheias e ao aumento do nível da água. A região tem enfrentado uma verdadeira inundação; de problemas, com o ritmo acelerado das chuvas e o sistema de drenagem sobrecarregado; não conseguindo dar vazão ao grande volume de água que chega.
Em Pelotas, cidade próxima à Lagoa dos Patos, as enchentes têm se intensificado, levando a prefeitura a ampliar o mapa de áreas com alto risco de inundação. O cais da cidade tem sido afetado pelo aumento do nível da água, causando transtornos à população local.
O canal de São Gonçalo atingiu uma marca histórica de 3 metros, superando o registro anterior de 2,88 metros na enchente de 1941. Esse aumento no nível da água tem impactado diretamente a região, com inundações em Rio Grande; e o efeito de empilhamento das massas de água, dificultando o escoamento da Lagoa dos Patos.
A combinação da elevação da maré com a redução da saída da água tem gerado um cenário preocupante, com graves consequências para a população local. O Rio Grande do Sul enfrenta a pior tragédia climática de sua história, com a marca de 460 municípios impactados pelas enchentes e mais de 600 mil pessoas deslocadas de suas casas.
As fortes chuvas têm deixado um rastro de destruição, com 151 mortes e 104 pessoas ainda desaparecidas. O estado busca formas de lidar com essa situação de emergência, buscando minimizar os danos causados pelas inundações no Lagoa dos Patos; e suas consequências devastadoras para a região.
Fonte: © Notícias ao Minuto