A Apple é acusada de abusar de sua posição dominante na distribuição de aplicativos, segundo a Superintendência-Geral do Cade.
A Superintendência-Geral do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) estendeu por mais 60 dias, na quarta-feira passada (17), a investigação envolvendo a Apple sobre a exclusividade do Apple Pay para os usuários de iPhone.
A prorrogação da investigação foi autorizada pelo superintendente-geral do Cade, Alexandre Barreto.
Essa investigação visa aprofundar a averiguação sobre possíveis práticas anticoncorrenciais da Apple. A apuracão dos fatos é fundamental para garantir a transparência e a justiça no mercado de tecnologia.
Investigação sobre a Apple no Cade: Mercado Livre faz denúncia
Uma investigação foi iniciada pela Superintendência-Geral do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) em 2022, após uma denúncia feita pela plataforma de comércio on-line Mercado Livre. Alegações foram feitas de que a Apple estaria abusando de sua posição dominante no mercado de distribuição de aplicativos (apps) para dispositivos com sistema iOS.
Segundo o Mercado Livre, a empresa impõe aos desenvolvedores de apps de bens e serviços digitais uma série de restrições em relação a compras dentro dos aplicativos. Essas restrições, de acordo com a denúncia, limitariam a entrada de concorrentes da Apple nesses mercados, prejudicando a livre concorrência.
A averiguação sobre as práticas da Apple em relação ao uso do seu sistema operacional iOS está em andamento. A empresa nega as acusações feitas pelo Mercado Livre e afirma que suas políticas visam garantir a segurança e a qualidade dos aplicativos disponíveis em sua plataforma.
A exclusividade do uso do sistema iOS e as políticas de restrição impostas pela Apple estão no centro da investigação conduzida pelo Cade. A apuração dessas práticas visa garantir que não haja abusos de poder econômico por parte da empresa, protegendo assim a livre concorrência no mercado de aplicativos.
A investigação sobre as alegações feitas pelo Mercado Livre contra a Apple destaca a importância da atuação do Cade na fiscalização e regulação do mercado de tecnologia. A apuração dessas denúncias é fundamental para assegurar um ambiente de negócios justo e competitivo para todos os envolvidos.
Fonte: @ Valor Invest Globo