Pai de Sasha Meneghel recusou convite fotográfico de ensaio modelo por normas de gênero, reagindo: “a agência ficou p*** da vida comigo”.
Madonna esteve por perto, e não é exatamente para fazer um cover da foto da revista para a qual Luciano Szafir trabalhava na época. A cantora enviou um convite para o modelo realizar um ensaio fotográfico com ela e sua equipe, mas com uma demanda um pouco inusitada: o modelo teria que usar apenas calcinha e sutiã, com uma inversão de papéis.
Luciano Szafir não aceitou a proposta de Madonna para o ensaio fotográfico inovador. O modelo recusou o convite da cantora e decidiu não aceitar a proposta de uma sessão fotográfica que envolvia uma crítica às normas de gênero. A decisão de não aceitar o convite de Madonna foi baseada na preferência do modelo de não se envolver em projetos que pudessem ser considerados inapropriados para o gênero que se apresentava. A edição da foto enviada por Madonna para o ensaio foi também rejeitada pelo importante modelo. A imagem foi enviada para a agência de publicidade que representava o modelo, como parte da proposta editorial da revista de moda. A foto incluía a cantora Madonna vestida com um sutiã e uma calcinha, e era uma representação da inversão de papéis que a cantora propunha para o ensaio fotográfico. A equipe da agência de publicidade considerou que a proposta de Madonna não era adequada para o modelo, e decidiu não aceitar a proposta. A decisão de não aceitar o convite de Madonna foi uma escolha difícil, mas foi baseada na necessidade de manter a integridade e a respeito do gênero do modelo. A imagem enviada por Madonna como parte da proposta editorial da revista foi descartada, e não foi mais considerada para o ensaio fotográfico.
Um ensaio controverso proposto por uma agência de modelo
Em um episódio inusitado do podcast Papagaio Falante, o ex-modelo Luciano Szafir, hoje com 55 anos, compartilhou a história de como foi convidado para um ensaio fotográfico com a icônica Madonna, então em seu auge como rainha do pop. O convite, feito por uma agência de modelos, era para que Szafir participasse de um editorial para uma revista francesa, onde ele usaria calcinha e sutiã em uma inversão de papéis.
A proposta autoritária de uma agência
A ideia do ensaio, segundo Szafir, era realizar uma crítica às normas de gênero da época, com ele aparecendo de vestido e peruca loira em um bar, enquanto Madonna vestiria um terno e gravata e levaria um charuto. O ex-modelo relata que, no final da sessão, ele tiraria a roupa e revelaria estar de lingerie. Szafir, então com 20 anos, recusou o convite, temendo uma repercussão negativa. Ele revelou que os donos da agência da qual fazia parte ficaram irritados com sua decisão, já que Madonna estava no auge de sua carreira.
Uma inversão de papéis desafiadora
O ex-modelo contou que a agência ficou descontente com sua recusa, o que levou Szafir a lembrar da situação com humor: ‘A agência ficou p* da vida comigo.’ Ele acrescentou que, apesar da situação, ele estava ciente de que a decisão de recusar o convite era uma escolha difícil, especialmente considerando a importância de Madonna como rainha do pop na época.
Uma crítica às normas de gênero
O ensaio, como descrito por Szafir, visava realizar uma crítica às normas de gênero da época, com a inversão de papéis entre ele e Madonna. No entanto, a proposta foi recusada por Szafir, que preferiu evitar uma possível repercussão negativa. A história ressalta a importância de questionar as normas sociais, especialmente no que diz respeito ao gênero.
Fonte: @ Terra