Fabricante se desculpou pelo erro e indicou que o site não é apropriado para crianças, termos de uso são explícitos, disponíveis no site adulto 18+, Tribunal Federal de Los Angeles
A empresa Mattel enfrentou um caso controverso, originado a partir da Carolina do Sul, nos Estados Unidos, onde uma mulher moveu uma ação de R$ 30 milhões contra a fabricante de brinquedos, em decorrência de um problema envolvendo embalagens de brinquedos. A causa da demanda foi devido à presença de uma indicação de um site pornô nas embalagens das bonecas de duas personagens do musical ‘Wicked’, Glinda e Elphaba.
O episódio gerou uma grande polêmica. A Mattel, fabricante da linha de bonecas ‘Doll’, além de ter sido processada, sofreu também a perda de reputação, pois a divulgação indevida nas embalagens das bonecas estava relacionada a uma página do tipo pornô. Além disso, como fabricante de brinquedos, a Mattel é conhecida por produzir brinquedos como bonecas e outros tipos de jogos, mas o conteúdo que constava nas embalagens das bonecas acima mencionadas foi de natureza sexual e, portanto, inadequado para o público infantil.
Desvendando o mistério do brinquedo ‘inocente’
A Mattel, empresa sinônimo de brinquedos divertidos para as crianças, teve seu nome envolvido em um escândalo recente. O que parecia ser um brinquedo perfeito, especialmente projetado para crianças, se transformou em um caso sério. Um link, supostamente ligado a um site de entretenimento para adultos, apareceu impresso no verso da caixa, leva a uma página com conteúdo explícito. O caso veio à tona após Holly Ricketson contar à agência de notícias Reuters que comprou o brinquedo para sua filha, mas a menina acabou acessando o conteúdo adulto. De acordo com os documentos apresentados no Tribunal Federal de Los Angeles, a filha ficou ‘horrorizada’ com o conteúdo do site. Ricketson acusa a Mattel de negligência, pois o brinquedo foi comercializado sem o devido cuidado. O caso ganhou força após a empresa já ter expressado seu ‘lamento profundo’ por causa do erro. Fãs da produção compartilharam nas redes sociais alertas para o engano, levando a uma investigação mais aprofundada.
O ‘erro infeliz’ da Mattel
De acordo com a BBC, o endereço do site adulto foi impresso em local errado, abaixo do logotipo da Universal Pictures, o estúdio responsável pelo filme. Em comunicado, a Mattel pediu desculpas pelo ‘erro infeliz’, destacando que o site em questão não é apropriado para crianças. A empresa destacou que o brinquedo foi lançado para público-alvo de jovens a partir de quatro anos de idade. O engano foi identificado por fãs da produção que compraram as bonecas de Glinda e Elphaba. ‘Comprei a boneca Elphaba Cantora e, após inspeção, o site impresso no verso (da) caixa da Mattel, logo acima do código de barras, está listado como… um site adulto 18+’, postou uma pessoa no Reddit. ‘Mais alguém está vendo isso!?’ Outro internauta destacou ter ido a lojas Target e Walmart e visto a impressão do site adulto na embalagem das bonecas. Segundo a Mattel, o brinquedo com o erro de impressão circula nos Estados Unidos. ‘Lamentamos profundamente esse erro lamentável e estamos tomando medidas imediatas para remediar isso. Os consumidores que já têm o produto são aconselhados a descartar a embalagem ou ocultar o link. Podem entrar em contato com o serviço de atendimento ao cliente da Mattel para obter mais informações’, destaca a nota da fabricante.
Fonte: @ PEGN