Espaço Cultural Dona Ivone Lara no Ministério da Saúde em homenagem a Zilda Arns, Nise Teixeira e Janja Trindade, sociólogas pioneiras.
A esposa do presidente do Brasil, Rosângela Lula da Silva, foi recebida, nesta quinta-feira (11), pela ministra da Saúde, Nísia Trindade. Durante a visita, Janja conheceu o Espaço Cultural Dona Ivone Lara do Ministério da Saúde. A exposição, localizada no túnel que conecta a sede e o anexo da Pasta, homenageia a contribuição de mulheres na área da saúde, como Zilda Arns, Nise da Silveira e Maria Odilia Teixeira.
No segundo parágrafo, é fundamental reconhecer a importância da presença e do legado deixado por essas mulheres na sociedade. Suas realizações e dedicação são exemplos inspiradores para as gerações futuras. As contribuições dessas mulheres são fundamentais para o avanço e a valorização da saúde pública no país e no mundo.
Mulheres: Importantes na Sociedade e na Cultura
No Espaço Cultural Dona Ivone Lara, as sociólogas Nísia e Janja discutiram a relevância das mulheres que têm sido fundamentais na história, dando voz e imagem às suas lutas e conquistas. Elas abordaram os desafios sociais que ainda hoje impactam o trabalho das mulheres em diferentes áreas. O ambiente, nomeado em homenagem a Ivone Lara, a primeira mulher brasileira a assinar um samba-enredo, foi palco de reflexões profundas sobre a trajetória feminina.
Ivone Lara, enfermeira de formação, dedicou 37 anos de sua vida como servidora do Ministério da Saúde, onde se especializou como terapeuta ocupacional. Ao lado de Nise da Silveira, ela foi uma defensora incansável da humanização do tratamento psiquiátrico. Em sua atuação no Instituto de Psiquiatria do Engenho de Dentro, no Rio de Janeiro, Ivone Lara inovou ao introduzir a abordagem musical como forma de cuidado e acolhimento aos pacientes.
A exposição, concebida como um desfile de escola de samba, mergulha nas origens e na vida familiar de Lara, destacando sua contribuição tanto na área da saúde quanto na música. Suas composições, parcerias e participações marcantes na Império Serrano são celebradas e ressaltam a importância de sua obra.
Em 2018, aos 96 anos, Ivone Lara nos deixou, mas seu legado permanece vivo. Para honrar sua memória e a de todas as mulheres sambistas, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou a lei que institui o Dia Nacional da Mulher Sambista, a ser comemorado em 13 de abril, data do nascimento da artista.
Após a visita à exposição, a ministra da Saúde, Nísia Trindade, se encontrou com Janja para discutir estratégias e investimentos governamentais na área da saúde da mulher e da gestante. Essa reunião evidencia o compromisso em promover a saúde e o bem-estar das mulheres, reconhecendo seu papel fundamental na sociedade e na cultura brasileira.
Fonte: @ Ministério da Saúde