Novas tendências revelam reação no indivíduo à Síndrome da Sensibilidade Seletiva a Sons (SSSS); diagnóstico de Misofonia desperta incômodo profundo e desespero, sendo necessário avaliação com especialistas.
A Misofonia, um termo ainda pouco difundido, tem despertado curiosidade e despertado o interesse de muitos nas redes sociais. O problema caracterizado por uma extrema sensibilidade a determinados sons tem afetado a vida de diversas pessoas ao redor do mundo.
Aqueles que sofrem da Síndrome da Sensibilidade Seletiva a Sons (SSSS) enfrentam desafios diários ao lidar com sons considerados comuns para a maioria das pessoas. O desconforto causado por ruídos como mastigação, respiração ou digitação pode desencadear reações intensas, afetando o bem-estar e a qualidade de vida. É fundamental buscar formas de apoio e compreensão para lidar com essa condição de saúde.
Entendendo a Misofonia
Por lá, o termo é usado em fases como ‘minha misofonia gritou’, e tem o objetivo de se referir a certos barulhos presentes nos registros que podem desencadear algum tipo de reação no indivíduo. Mas afinal, o que é a Misofonia?
A Misofonia, também chamada de Síndrome da Sensibilidade Seletiva a Sons (SSSS), se refere a uma condição em que ocorre forte aversão a certos sons, aos quais o indivíduo relata experiências emocionais como consequência.
Mudanças climáticas e desmatamento contribuem para aumento de dengue, diz estudo Musculação é benéfica para a saúde cerebral de idosos, diz estudo Meningite bacteriana deixa sequelas neurológicas em um terço dos pacientes Segundo o médico otorrinolaringologista Marcel Menon, o termo utilizado em abrangência atualmente no TikTok pode ser utilizado de forma incorreta na plataforma. ‘As pessoas que eventualmente venham a se sentir incomodadas com determinado sons de alguns vídeos estão fazendo um ato diagnóstico de Misofonia muitas vezes’, diz o profissional. ‘A Misofonia não é apenas um simples incômodo auditivo a determinado sons, ela é uma reação exacerbada de desespero, de incômodo profundo a determinado sons’, complementa ele. Os sons podem ser qualquer coisa.
O som de uma pessoa mascando chiclete, algum animal, um simples clique no teclado do computador. ‘É uma reação tão forte e desproporcional que causa uma profunda ansiedade e angústia na pessoa.
Eventualmente a ponto da pessoa ter que abandonar determinado ambiente para que ela não sinta tudo isso’, explica o especialista. ‘Isso costuma trazer muito sofrimento para o paciente, porque a aversão e a raiva aos sons podem causar um descontrole emocional muitas vezes incompatíveis com o convívio social’, acrescenta Italo Medeiros, especialista da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF).
Tratamento da Misofonia
Italo explica que a primeira coisa a ser feita é procurar um especialista para ter certeza que os sintomas fazem parte de uma Misofonia. ‘Existem vários outros diagnósticos diferenciais de hipersensibilidade que precisam ser afastados, como a hiperacusia e a fonofobia, além de algumas hipersensibilidades associadas à enxaqueca’, ressalta. Após isso, segundo os profissionais, pode-se optar pela terapia cognitivo comportamental, que é feita com um psicólogo especializado na área. ‘Existe a possibilidade de fazer uma dessensibilização ao som’, diz Marcel. Medicamentos também podem ser utilizados, mas é importante consultar um profissional qualificado antes. Por fim, é fundamental realizar avaliação com psicólogos e psiquiatras rotineiramente a fim de estudar outras possíveis condições emocionais que possam ser uma causa de base à síndrome.
Tópicos Audição TikTok Trend Compartilhe:
Fonte: © CNN Brasil