Traje espacial com detalhes vermelhos, inspirado na Linea Rossa, para exploração em ambiente hostil na superfície lunar, apresentado no Congresso Internacional.
A NASA está preparando uma nova missão histórica com o programa Artemis, e para isso, precisava de um uniforme que combinasse estilo e tecnologia. Em parceria com a grife italiana Prada, a agência espacial desenvolveu um novo traje espacial que promete ser um divisor de águas na exploração espacial. A expectativa é que o novo uniforme seja usado durante a missão Artemis III, quando os astronautas voltarão a pisar na Lua depois de 50 anos.
A operação Artemis III é considerada uma das mais ambiciosas da NASA nos últimos anos, e o novo traje espacial é apenas um dos muitos componentes que estão sendo desenvolvidos para garantir o sucesso da viagem. Com a parceria com a Prada, a NASA espera que o novo uniforme não apenas seja funcional, mas também seja um símbolo da inovação e do estilo que a agência espacial representa. A expedição à Lua é apenas o começo de uma nova era de exploração espacial, e o novo traje espacial é um passo importante nessa direção. O futuro da exploração espacial está chegando!
Missão Espacial: Novo Traje para Exploração Lunar
O anúncio da parceria entre a Prada e a Axiom Space foi feito durante o 75º Congresso Internacional de Astronáutica (IAC), em Milão, na Itália. A apresentação do novo traje espacial foi um dos principais destaques da conferência. O traje é projetado para proteger os astronautas do ambiente hostil do espaço e permitir a exploração humana do polo sul lunar.
O design do traje é predominantemente branco, com um torso curto e detalhes em cinza nos cotovelos e joelhos. Embora não tenha o logotipo da Prada, o traje apresenta detalhes vermelhos nos antebraços, na cintura e na mochila, que é uma referência à linha de óculos ‘Linea Rossa’ da marca. A Prada afirma que o traje foi criado para ‘proteger os astronautas do ambiente hostil do espaço e permitir, pela primeira vez, a exploração humana do polo sul lunar’.
A Axiom Space, empresa privada de exploração espacial que trabalha em parceria com a Nasa, destaca que o traje ‘utiliza recursos para suportar o ambiente empoeirado da superfície lunar’ e permite aos astronautas desempenhar atividades seguras dentro e fora do veículo espacial.
Missão Artemis: Expedição à Lua em 2025
Em janeiro deste ano, a Nasa anunciou que os quatro astronautas da missão Artemis II que voarão ao redor da Lua viajarão somente em setembro de 2025. Inicialmente, o cronograma previsto pela agência definia que esta tripulação, a primeira a viajar à Lua desde a última missão Apollo, em 1972, iria viajar ainda em 2024. No entanto, devido a mudanças no cronograma, a Artemis III também teve seu cronograma reajustado para setembro de 2026.
A missão Artemis III será a primeira a descer na Lua desde 1972 e marcará um importante passo na exploração espacial. A Nasa está trabalhando em estreita colaboração com a Axiom Space e a Prada para garantir que os astronautas estejam equipados com o melhor traje espacial possível para essa operação.
A missão Artemis é um exemplo de como a colaboração entre agências espaciais, empresas privadas e designers de moda pode levar a avanços significativos na exploração espacial. O novo traje espacial é um exemplo de como a tecnologia e a moda podem se unir para criar soluções inovadoras para os desafios da exploração espacial.
Fonte: © G1 – Tecnologia
Comentários sobre este artigo