ouça este conteúdo
Abertura da NBA House destaca a força da marca no Brasil, terceiro maior mercado, com escritório brasileiro e valorização da marca.
Ao melhor estilo das ligas americanas, a abertura da edição 2024 da NBA House do Brasil, nesta terça-feira (4), promoveu atrações, celebridades, desafios para fãs e – é claro – ações de marketing com a presença marcante da NBA.
Os fãs de basquete puderam vivenciar de perto a atmosfera das ligas americanas, com a presença de grandes estrelas do basquete e a energia contagiante dos jogos. A NBA House do Brasil se tornou o ponto de encontro dos apaixonados pelo esporte, reafirmando a importância das ligas americanas de basquete no cenário esportivo internacional.
NBA: Liga de basquete americana em expansão no Brasil
Em plena expansão no país, a NBA, liga de basquete americana, tem se tornado um canal de aproximação de empresas com o público jovem e um ambiente considerado mais seguro frente a outros esportes para exposição de marcas. O escritório brasileiro da NBA, localizado no Parque Villa Lobos, em São Paulo, bateu, este ano, o recorde de patrocinadores desde sua inauguração em 2012. Com um espaço de cinco mil metros quadrados, a NBA House abriga nove empresas que promovem atividades relacionadas ao esporte, como disputas de cestas e enterradas.
Ligas de basquete americanas: Valorização da marca e segurança
Patrocinam a NBA Brasil marcas como Budweiser, Gatorade, Hellmann’s, Popeyes, Ruffles, Sadia, Sustagen Kids e XP Inc. Os contratos de patrocínio com a liga são de ao menos cinco anos e permitem negociação exclusiva de cotas de publicidade para transmissões, licenciamento de produtos, ativações em lojas, participação em outros eventos e espaços no canal da liga no YouTube. Alguns parceiros buscam reposicionar a marca, enquanto outros querem se aproximar dos valores da liga ou aumentar as vendas.
Expansão da NBA: Estratégia e público jovem
Rodrigo Vicentini, head da NBA Brasil, destaca que a base de fãs da NBA no Brasil conta com 53 milhões de pessoas, número superior à torcida da maioria dos clubes de futebol. A estratégia de expansão da liga inclui pontos de contato consolidados como a NBA House, as NBA Stores, o NBA Park, a NBA Basketball School e o Jr NBA. O Brasil é o terceiro maior mercado da empresa, atrás apenas dos Estados Unidos e China.
Ligas de basquete americanas: Ações de marketing focadas nos jovens
De acordo com a pesquisa Sponsorlink, do IBOPE Repucom, 20 milhões dos fãs de NBA no Brasil tinham até 24 anos em 2023, uma segmentação natural para ações de marketing que miram os mais jovens. Empresas como BRF (BRFS3), por meio da Sadia, e Unilever, com a marca Hellmann’s, se associaram à liga visando expandir para os consumidores do futuro e buscar novos públicos. A Sadia aumentou em 30% o investimento no patrocínio da NBA desde o início da parceria, enquanto a Hellmann’s viu sucesso ao aumentar a adesão à sua linha de maionese saborizada entre os jovens.
Fonte: @ Info Money