Carlo Acutis, jovem influenciador, serve como bandeira do Papa para o uso responsável das mídias sociais. Vestindo calça jeans, ele reflete a busca do Vaticano por novos católicos. Em segundo milênio, ele usa a porta de videogame para ajudar crianças com câncer de leucemia.
Em uma época onde os valores se transformaram, os santos do futuro não são mais seres divinos, mas pessoas comuns, que compartilham nosso cotidiano e nostálgicas memórias. Assim, criam e se conectam com a sociedade, mantendo uma conexão profunda com a cultura e a sociedade contemporânea. Com santo, como um modelo de referência, muitos jovens buscam inspiração para suas próprias vidas.
Ao longo de milênios, a compreensão de santo evoluiu, e hoje em dia, muitos acreditam que as personas podem se tornarem padroeiros e influenciadores para outras pessoas, compartilhando suas histórias e experiências. Com a chegada da era digital, muitos santos agora continuam a inspirar e motivar as pessoas através das redes sociais, onde as influências positivas são amplificadas. Com tecnologia avançada, muitos santos agora podem ser mais presentes e acessíveis do que nunca.
Descobrindo o Santo da Era Digital
O conceito de santidade está sendo revolucionado pela Igreja Católica, desde a época do pontificado de João Paulo II (1920-2005). O objetivo é aproximar a ideia de santidade das pessoas comuns, quebrando o mito de santos virtuosos, imaculados e piedosos. O papa Francisco está trabalhando nessa direção e, em abril de 2025, durante o Jubileu dos Adolescentes, promulgará a santidade de Carlo Acutis. Ele será o primeiro santo do milênio, conhecido como o padroeiro da internet, influenciador de Deus e ciberapóstolo. Morto em 2006, aos 15 anos, Carlo ilustra a definição do sumo pontífice de ‘santo da porta ao lado’.
Conhecendo o Santo da Porta ao Lado
Aos 15 anos, Carlo era um adolescente comum, como qualquer outro. Gostava de viajar, jogos de videogame e de creme de avelã com chocolate e sorvete. Era um menino alegre que fazia rir os parentes, amigos e professores. Nativo digital, aprendeu a programar aos 10 anos. Carlo era uma adolescente comum, mas com profunda compaixão e dedicação à fé. Dava atenção especial aos pobres e idosos, usando suas habilidades tecnológicas para propagar as lições dos evangelhos. Criou o site The Eucharistic Miracles, um catálogo dos milagres eucarísticos.
Um Santo Extraordinário
Para José Luis Lira, professor da Universidade Estadual do Vale do Acaraú, no Ceará, Carlo é um exemplo de como o comum pode se tornar extraordinário. Ele se esforçou para ser a melhor versão de si mesmo, vivendo o cotidiano de uma forma excepcional. No verão de 2006, a saúde de Carlo começou a deteriorar rapidamente, vindo a falecer em 12 de outubro devido a um quadro persistente de gripe, que se revelou uma das formas mais agressivas de leucemia. Devoto de São Francisco de Assis, pediu para ser sepultado na cidade do santo padroeiro dos animais. Milagre brasileiro Graças às técnicas mais modernas de tanatopraxia, desde 2020, seu corpo está exposto na igreja Santa Maria Maggiore, em Assis. Agasalho de moletom, calça jeans e tênis Nike, o menino morto atrai uma legião cada vez maior de devotos; gente vinda de todo o canto do planeta.
Fonte: @ NEO FEED